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Eu avalio, tu avalias, nós autoavaliamos?: uma experiência do SINAES

Eu avalio, tu avalias, nós autoavaliamos?: uma experiência do SINAES

Autor: Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz


R$59,00







Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Nº de Páginas: 256

Isbn: 978-85-7496-276-4



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Em 2004, o campo da educação superior presencia a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nessa política, a autoavaliação institucional ganha centralidade ao ser anunciada como o componente central do processo avaliativo nas instituições. Diante de tal centralidade, era imperativo compreender o conteúdo teórico-metodológico da autoavaliação empreendido no desenvolvimento dessa política pública. Nesse sentido, o livro expõe o processo de implementação da autoavaliação em termos de suas intenções, ações e tensões, e pretende, a partir de seus elementos teóricos, contribuir para o debate sobre a função política, pedagógica e social da autoavaliação institucional.


Lista de siglas 

Editorial: Coleção Políticas Públicas de Educação
- Programa de Pós-graduação em educação da Universidade de Brasília - UnB 

Prefácio  

Apresentação 

Introdução  

Capítulo 1: A educação superior no Brasil e a trajetória da avaliação institucional 
1.1 Estado e políticas de educação superior no Brasil: a centralidade da avaliação
1.2 Modelos de políticas de avaliação institucional na educação superior brasileira 

Capítulo 2: Avaliação institucional na universidade: perspectivas e desafios
2.1 Natureza e conceitos da avaliação institucional
2.2 Finalidades da avaliação institucional
2.3 Cultura de avaliação institucional
2.4 Autoavaliação institucional 

Capítulo 3: Mediações e tensões na autoavaliação da UEG-UnUCSEH  
3.1 As estratégias do processo de implementação da autoavaliação institucional
3.2 Fatores inibidores ou facilitadores na implementação da autoavaliação
3.3 A autoavaliação como instrumento para o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional
3.4 Interfaces entre a autoavaliação na UnUCSEH e a proposta pelo Sinaes 

Considerações finais: Síntese e possibilidades de novos estudos  

Referências bibliográficas  

Sobre a autora 


Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz é natural de Pombal, PB, mas desde criança reside em Barreiras, BA, cidade onde estudou durante toda a educação básica e se graduou em Pedagogia, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 1994. Em 2008, concluiu o mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação e, em 2010, iniciou o doutorado na mesma área e instituição.
Atualmente, é professora da disciplina Organização da Educação Brasileira na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICAD) – em Barreiras, BA. Também está vinculada a núcleos e comissões que desenvolvem estudos sobre avaliação institucional e formação de professores. Possui várias experiências profissionais na educação básica como professora e coordenadora pedagógica e, na educação superior, vem desde 1998 desenvolvendo atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão acadêmica.


Editora Autores Associados

Autora: Kelli Consuêlo A. de L. Queiroz

ISBN: 978-85-7496-276-4

Edição: 1ª edição (2011)

Número de páginas: 256

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,310g

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