10 de 14 produtos cadastrados na categoria Políticas Públicas de Educação

Próximo »  

Educação Básica: políticas, avanços e pendências

Educação Básica: políticas, avanços e pendências

Organizadores: Maria Abadia Silva e Celio da Cunha (org.)


R$79,00







Nº da Edição: 1ª edição

Nº de Páginas: 368

Isbn: 978-85-7496-321-1

Dimensões: 14 x 21



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$79,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$79,00
2x de R$39,50
3x de R$26,33


 

Os textos que compõem este livro foram produzidos por pesquisadores de diversas universidades que se têm dedicado com afinco a investigar a educação básica em todo país. Os autores problematizam a internacionalização das políticas educacionais e indagam sobre: como se dá a influência das políticas educacionais formuladas por organismos internacionais na escola pública? Em que grau tais políticas atuam no empobrecimento da escola e nos baixos índices de desempenho dos alunos? Como afetam o funcionamento interno dos sistemas e das escolas e o trabalho pedagógico-didático dos professores? Evidenciam, ainda, como a atuação política, intelectual e financeira dos diretores, consultores e técnicos dos organismos multilaterais permeia as instâncias de decisões em todo o país.

As pesquisas revelam como a cooperação técnica se materializou nos sistemas e nas escolas públicas por meio dos empréstimos e como estes oneraram o país com o pagamento de juros e taxas. Além disso, tais pesquisas mostram como as escolas são empurradas para adotar modelos empresariais.


Sumário
Editorial
Coleção políticas públicas de Educação
Apresentação
Maria Abádia da Silva e Célio da Cunha
Eixo 1: Banco Mundial: políticas e estratégias
Internacionalização das políticas educacionais: elementos para uma análise pedagógica de orientações curriculares para o ensino fundamental e de propostas para a escola pública
José Carlos Libâneo
Dimensões da política do Banco Mundial para a educação básica pública
Maria Abádia da Silva
A cooperação do Banco Mundial à educação brasileira: incongruências, contrassensos e custos de uma inócua parceria internacional
Marília Fonseca
Políticas para a educação básica no Brasil e as trilhas incertas da justiça social
Eliza Bartolozzi Ferreira
Eixo 2: Implementação das políticas para educação básica pública
O Plano de Ações Articuladas (PAR) e a qualidade da educação básica
Regina Tereza Cestari de Oliveira
Cidadania, gestão democrática e controle social: os Cacs no Fundef e no Fundeb 
Wellington Ferreira de Jesus
Três paradigmas de gestão escolar em questão: o Distrito Federal entre 1995 e 2010
Carolina Soares Mendes
Gestão financeira descentralizada: a experiência da Caixa Escolar em Natal, RN
Antônio Cabral Neto e Gilmar Barbosa Guedes
Eixo 3: Políticas de formação docente
Formação de professores: do direito à educação ao direito à aprendizagem
Salete Flôres Castanheira
Profissionalidade da educação infantil: representações de professores do segmento
Ive Brasil e Afonso Galvão
Educação rural e multisseriação: rompendo silêncios e indicando horizontes
Elizeu Clementino de Souza e Fábio Josué Souza dos Santos


Célio da Cunha possui mestrado (UnB) e doutorado em educação (Unicamp). Foi superintendente de desenvolvimento Social e de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e diretor e secretário-adjunto de políticas Educacionais do MEC. Ex-integrantes do Comitê Científico da FUNBEC e do Comitê Interamericano de Educação da OEA. Foi assessor especial da Unesco no Brasil por 11 anos. Recebeu a Medalha do Mérito Educativo do Governo do Brasil e de Minas Gerais. Tem livros, artigos e várias entrevistas sobre política da educação concedidas à imprensa falada e escrita. Elaborou verbetes para dicionários especializados.Professor do Programa de Pós-graduação da UCB; ex-professor do Programa de Pós-graduação da UnB.

 

Maria Abádia da Silva é mestre (1996) e doutora (1999) pela Unicamp. Professora do curso de graduação em pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB desde 2002. Desenvolve estudos e pesquisas com os seguintes temas:história da educação do Distrito Federal, políticas dos organismos financeiros internacionais e sua relação com a educação básica, gestão da educação e política de formação docente. Possui várias publicações, entre elas: Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial(2002) e Pensamento pedagógico e políticas de educação (2013), junto com Célio da Cunha.


Editora Autores Associados

Organizadores: Maria Abádia da Silva e Célio da Cunha

 ISBN: 978-85-7496-321-1

Edição: 1ª edição (2014)

Número de Páginas: 368

Formato: 14 x 21 cm

Peso: 0,325

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$79,00
2 x R$39,50
3 x R$26,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital