56 de 58 produtos cadastrados na categoria Polêmicas do nosso tempo

Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?

Autor: Newton Duarte

Nº da Edição: 1ª edição (2003)

Isbn: 978-85-7496-070-5

Dimensões: 10,5x17 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

Os textos reunidos neste livro apresentam uma reflexão no campo da filosofia da educação numa perspectiva crítica-dialética, defendendo a tese de que a filosofia marxista tem consistência a atualidade de sobre para fazer frente, no campo da filosofia da educação, tanto ao ceticismo pós-moderno como ao pragmatismo neoliberal. Nessa direção são analisadas questões como: os princípios valorativos defendidos pelas pedagogias do "aprender a aprender"; as ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento; as relações entre o método dialético nas obras de Vigotski e de Marx; as categorias de ideal e idealidade segundo o filósofo marxista Ilyenkov.

Apresentação
Capítulo um: As Pedagogias do “Aprender a Aprender” e Algumas Ilusões da Assim Chamada Sociedade do Conhecimento
Capítulo dois: Relações entre Ontologia e Epistemologia e a Reflexão Filosófica sobre o Trabalho Educativo
1. O interacionismo e a biologização do processo de conhecimento
2. Em busca dos fundamentos ontológicos: a dialética entre objetivação e apropriação como dinâmica essencial da produção e da reprodução da realidade humana
3. A apropriação da cultura pelos indivíduos é um processo educativo
4. O que é o trabalho educativo
Capítulo três: “A Anatomia do Homem é a Chave da Anatomia do Macaco”: a dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar
1. A dialética em Vigotski
2. A dialética em Marx
3. A dialética do pensamento como reflexo da realidade objetiva e a questão do saber na educação escolar
Capítulo quatro: Ideal e Idealidade em Ilyenkov: contribuições para a reflexão filosófico-educacional contemporânea
Referências bibliográficas
Sobre o autor

Newton Duarte nasceu na cidade de São Paulo em 1961. Graduou-se em pedagogia pela UFSCar, onde também fez seu mestrado em educação. Doutorou-se pela Faculdade de Educação da Unicamp e fez pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, e na Universidade de Sussex, Inglaterra. É professor titular do Departamento de Psicologia da Educação na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara. O autor coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

Autor: Newton Duarte

ISBN: 978-85-7496-070-8