48 de 58 produtos cadastrados na categoria Polêmicas do nosso tempo

Próximo »  

Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar

Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar

Organizadores: Dermeval Saviani; Newton Duarte


De R$26,00

Por R$10,00







Nº da Edição: 1ª Edição (2012)

Nº de Páginas: 192

Isbn: 978-85-7496-287-0

Dimensões: 12x18 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Formas de pagamento:

 

De R$26,00

Por R$10,00

Parcele em até 1x sem juros
1x de R$10,00


 

Não há prática humana mais criativa do que a revolução, mas ela não se concretiza sem o domínio consciente das condições e contraições da realizadade ainda existente. Isso exige a apropriação coletiva de ferramentas intelectuais altamente desenvolvidas e a formação de novas atitudes sociais. Nesse sentido, a pedagogia histórico-crítica defende que a participação do trabalho educativo escolar no processo de superação da sociedade burguesa se dá por meio da luta permanente pela efetivação das máximas possibilidades de socialização dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos. Este livro reafirma esse compromisso histórico, perfilhando a exortação gramsciana.


Prefácio 

Capítulo 1

A formação humana na perspectiva histórico-ontológica

Dermeval Saviani e Newton Duarte

1. O sentido da filosofia da educação e a formação humana

2. A filosofia da educação, a formação humana e a situação atual

3. Fenomenologia da época atual

4. Perspectiva histórico-ontológica da formação humana

5. A filosofia da educação e o acesso aos clássicos como

condição necessária à formação humana 

Capítulo 2

Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a

pedagogia histórico-crítica

Newton Duarte 

Capítulo 3

Marxismo, educação e pedagogia

Dermeval Saviani

1. O significado do conhecimento em Marx

2. Teoria marxista e educação
3. Pedagogia socialista

4. Uma pedagogia concreta

5. Conclusão: para uma pedagogia de inspiração marxista 

Capítulo 4

A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani

Newton Duarte, Benedito J. Pinheiro Ferreira, Julia Malanchen e

Herrmann V. de Oliveira Muller

1. Uma denúncia bombástica: Dermeval Saviani apropria-se equivocadamente das categorias de Marx e a pedagogia histórico-crítica não é socialista

2. Os fundamentos da crítica: um materialismo grosseiro e uma concepção não dialética do capitalismo

3. Laborando no equívoco: por que Lazarini foge da análise do conceito de trabalho educativo e rejeita a importância da socialização do conhecimento sistematizado para o processo de superação da sociedade capitalista

4. Mais uma crítica à pedagogia histórico-crítica: a partir de qual pedagogia? 

Capítulo 5

Debate sobre educação, formação humana e ontologia a partir da questão do método dialético

Dermeval Saviani

1. Educação, formação humana e ontologia: encaminhando a questão do método

2. Esclarecendo as controvérsias

3. Concluindo 

Capítulo 6

Luta de classes, educação e revolução

Newton Duarte

Capítulo 7

História, trabalho e educação: comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista

Dermeval Saviani

1. Sentido das controvérsias em que se envolveram os clássicos do marxismo

2. O debate sobre história, trabalho e educação

3. Conclusão 

Sobre os autores 


Newton Duarte nasceu na cidade de São Paulo em 1961. Graduou-se em pedagogia pela UFSCar, onde também fez seu mestrado em educação. Doutorou-se pela Faculdade de Educação da Unicamp e fez pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, e na Universidade de Sussex, Inglaterra. É professor titular do Departamento de Psicologia da Educação na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara. O autor coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.
 

 

Dermeval Saviani, graduado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação; recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica; foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação do livro História das ideias pedagógicas no Brasil e foi agraciado, em 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.  Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr).



Editora Autores Associados

Organizadores: Dermeval Saviani; Newton Duarte

ISBN: 978-85-7496-287-0

Edição: 1ª edição (2012)

Número de páginas: 192

Formato: 12x18 cm

Peso: 0,172g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$10,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital