57 de 58 produtos cadastrados na categoria Polêmicas do nosso tempo

Educação escolar: que prática é essa?

Autor: Maria Luisa Santos Ribeiro

Nº da Edição: 1ª edição (2001)

Isbn: 85-7496-031-4

Dimensões: 10,5x17 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Acredito que nós, educadores, por razões teóricas e fundamentalmente práticas, devemos adquirir e demonstrar fôlego teórico ao responder questões como esta: "a educação é ou não uma forma específica de unidade entre teoria e prática (práxis)?"

Assim entendendo, foi meu propósito, neste estudo, destacar e considerar algumas passagens da reflexão de Sanchez Vázquez, publicado no livro Filosofia da práxis, as quais me provocaram e estimularam a elaborar ideias sobre a atividade educacional, particularmente, em sua forma de realização escolar, na tentativa de melhor compreender seu conteúdo constitutivo.

Tal compreensão, creio eu, é uma das importantes condições para nossa inserção no processo de transformação efetiva da realidade educacional numa organização escolar cada vez mais de acordo com as necessidades propriamente humanas.

Introdução

Capítulo um: Noção de práxis

Capítulo dois: Noção de forma específica de práxis

Capítulo três: Educação escolar: uma forma específica de práxis?

Conclusão

Anexo

Referências bibliográficas

Sobre a autora

Maria Luisa Santos Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora do Programa de Mestrado em Educação na mesma universidade.

Obras publicadas: Introdução à história da educação brasileira (Ed. Moraes); Memórias: a luta pelo ensino público e gratuito numa universidade particular - a PUCSP (Ed. Autores Associados); História da educação brasileira: a organização escolar (Ed. Autores Associados); Educação em debate: uma proposta de pós-graduação em co-autoria (Ed. Autores Associados); A formação política do professor de 1º e 2º graus (Ed. Autores Associados); História da Educação: a escola no Brasil, em co-autoria com Maria Elizabete Xavier e Olinda Maria Noronha.

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro

ISBN: 85-7496-031-4