50 de 58 produtos cadastrados na categoria Polêmicas do nosso tempo

Autoras: Gilberta de Martino Jannuzzi & Katia Regina Moreno Caiado

De R$26,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª edição (2013)

Isbn: 978-85-7496-308-2

Dimensões: 12x18 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

De R$26,00

Por R$10,00

“Neste estudo, sobre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae),procuramos entender como a educação dos considerados excepcionais foi sendo construída como rede paralela à educação regular, herança que permanece e parece dificultar a aceitação da escola regular pública como espaço não só de direito, mas também como o local mais adequado para a escolarização dos alunos com deficiência. Entendemos que as organizações sociais surgem como movimentos, agrupamentos, instituições ou associações, num tempo e num lugar, impulsionadas por pessoas sensíveis aos problemas que julgam sem o tratamento adequado do poder estabelecido. Assim, trazem propostas envolvidas na complexidade de suas percepções, fruto do lugar que ocupam na sociedade e de vivências tecidas e entranhadas no contexto social.”

Excerto da Apresentação do livro.

Apresentação

Introdução

Primeiro período: fundação e implementação

- Organização institucional

- Conceito de deficiente

- APAE x educação

- APAE x governo

- APAE x sociedade

- APAE x trabalho

- Síntese do primeiro período

Segundo período: fortalecimento e burocratização da instituição

- Organização institucional

- Conceito de deficiente

- APAE x educação

- APAE x governo

- APAE x sociedade

- APAE x trabalho

- Síntese do segundo período

Algumas reflexões

Referências

Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi, atualmente aposentada, é formada pelo curso de nutricionistas da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Fez o mestrado em filosofia da educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em história da educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou no Serviço Social da Indústria (Sesi), lecionou no primeiro grau em colégio particular e no ensino superior na PUC-Campinas e na Faculdade de Educação da Unicamp, onde foi assistente do Prof. Dr. Casemiro dos Reis Filho, seu orientador de mestrado e doutorado. Publicou: Confronto pedagógico: Paulo Freire x Mobral (São Paulo, Cortez/Autores Associados), A luta pela educação do deficiente mental no Brasil (São Paulo, Cortez/Autores Associados) e diversos artigos em revistas e livros.

Katia Regina Moreno Caiado é pedagoga graduada na PUC-Campinas. Mestre em educação especial pela UFSCar e doutora pela Faculdadede Educação da USP. Professora da UFSCar, docente permanente do Programa de Educação Especial (campus São Carlos) e do Programa de Educação (campus Sorocaba). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação – Educação Especial (Nepedees).

Autoras: Gilberta de Martino Jannuzzi & Katia Regina Moreno Caiado

ISBN: 978-85-7496-308-2