69 de 146 produtos cadastrados na categoria

Próximo »  

Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações

Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações

Autor: Dermeval Saviani


R$39,00







Nº da Edição: 11ª edição (2013)

Nº de Páginas: 160

Isbn: 978-85-7496-324-2

Dimensões: 16x23 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Formas de pagamento:

 

R$39,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$39,00
2x de R$19,50
3x de R$13,00


 

"[...] este livro constitui uma primeira aproximação ao significado da pedagogia histórico-crítica. Isto porque está em curso o processo de elaboração desta corrente pedagógica, através da contribuição de diferentes estudiosos. De minha parte, venho dedicando-me a uma pesquisa de longo alcance que se desenvolve com ritmo variável e sem prazo para sua conclusão, por meio da qual se pretende rastrear o percurso da educação desde suas origens remotas, tendo como guia o conceito de 'modo de produção'.
Trata-se de explicitar como as mudanças das formas de produção da existência humana foram gerando historicamente novas formas de educação, as quais, por sua vez, exerceram influxo sobre o processo de transformação do modo de produção correspondente. [...] Pretende-se, assim, revelar as bases sobre as quais se assenta a pedagogia histórico-crítica para viabilizar a configuração consistente do sistema educacional em seu conjunto do ponto de vista dessa concepção educacional."

 

Trecho extraído da Apresentação 


Prefácio à 11ª edição
Prefácio à 10ª edição
Prefácio à 8ª edição
Prefácio à 7ª edição
Prefácio à 4ª edição
Apresentação
Introdução: Escola e Saber Objetivo na Perspectiva Histórico-Crítica
1. Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
2. Competência Política e Compromisso Técnico (o Pomo da Discórdia e o Fruto Proibido)
3. A Pedagogia Histórico-Crítica no Quadro das Tendências Críticas da Educação Brasileira
4. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Escolar
5. A Materialidade da Ação Pedagógica e os Desafios da Pedagogia Histórico-Crítica
6. Contextualização Histórica e Teórica da Pedagogia Histórico-Crítica
Bibliografia
Sobre o Autor


Dermeval Saviani, graduado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação; recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica; foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação do livro História das ideias pedagógicas no Brasil e foi agraciado, em 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.  Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).


Editora Autores Associados

Autor: Dermeval Saviani

ISBN: 978-85-7496-324-2

Edição: 11ª edição (2013)

Número de páginas: 160

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,340g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$39,00
2 x R$19,50
3 x R$13,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital