36 de 47 produtos cadastrados na categoria

Próximo »  

Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos

Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos

Organizadora: Ana Carolina Galvão Marsiglia


R$57,00







Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Nº de Páginas: 240

Isbn: 978-85-7496-265-8

Dimensões: 14x21 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Formas de pagamento:

 

R$57,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$57,00
2x de R$28,50
3x de R$19,00


 

Esta é uma compilação dos textos apresentados no Seminário “Pedagogia histórico-crítica: 30 anos”, ocorrido em 2009, promovido pelo grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”. Os artigos aqui reunidos tratam da necessária crítica às pedagogias do “aprender a aprender”, fundamentos da pedagogia histórico-crítica (abarcando a filosofia, psicologia e especificidades da educação escolar – como a educação infantil e educação especial), culminando com uma reflexão do Professor Dermeval Saviani sobre as contribuições do Seminário para o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Este livro é destinado a alunos de graduação e pós-graduação em educação, professores dos diferentes segmentos educacionais e interessados em geral em aproximar-se das discussões marxistas no campo da educação.


Apresentação

1. Fundamentos da pedagogia histórico-crítica: a formação do ser humano na sociedade comunista como referência para a educação contemporânea
Newton Duarte
Introdução
1. A individualidade livre e universal na sociedade comunista
2. A autoatividade como atividade plena de sentido
3. As relações humanas plenas de conteúdo na sociedade comunista
- Referências bibliográficas 

2. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica
Sandra Soares Della Fonte
- Quando os tempos são propícios para as pedagogia críticas ou quando a saída do positivismo é criptopositiva
- Acentos teóricos necessários à luta socialista
  1. A realizadade existe e é cognoscível
  2. Objetividade não significa neutralidade e totalidade não é tudo
  3. Ser contra o relativismo cultural não é ser contra a multiplicidade da cultura
- Alguns nortes pedagógicos necessários à luta socialista
- Comemoração de 30 anos da pedagogia histórico-crítica
- Referências bibliográficas 

3. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural
Lígia Márcia Martins
1. Desenvolvimento do psiquismo
2. Educação, escolar, desenvolvimento do psiquismo e inteligibilidade do real
- Referências bibliográficas 

4. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica
Juliana Campregher Pasqualini
1. O desenvolvimento infantil na perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin
2. A educação escolar na primeira infância e na idade pré-escolar
2.1 A educação escolar infantil e o desenvolvimento do pensamento da criança
- Considerações finais
- Referências bibliográficas 

5. Ética arxista e formação moral na escola
Juliane Zacharias Bueno
1. O que é ética?
2. Concepção de homem e de sociedade
3. A ética marxista
4. Elementos para a formação moral escolar a favor da emancipação humana
- Referências bibliográficas 

 6. A prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Ana Carolina Galvão Marsiglia
1. Retomando alguns fundamentos
2. A linguagem no desenvolvimento infantil
3. A prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
- Referências bibliográficas 

7. A crítica às pedagogia do "aprender a aprender": a naturalização do desenvolvimento humano e a influência do construtivismo na educação
Marilda Gonçalves Dias Facci
1. A naturalização e a universalização das etapas de desenvolvimento humano
2. O professor e a prática pedagógica no construtivismo
- Considerações finais
- Referências bibliográficas 

8. A política educacional e a formação de professores: reflexões sobre os fundamentos teóricos e epistemológicos da reforma
Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu
- Considerações iniciais
1. Os parâmetros de referência da reforma educacional brasileira
2. A formação do professor profissional
3. Referenciais e diretrizes para a formação de professores
- Referências bibliográficas 

9. Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e educação especial: em defesa do desenvolvimento da pessoa com e sem deficiência
Sonia Maria Shima Barroco
1. Uma causa pela qual lutar
2. A necessidade de superação do escolanovismo na educação especial
3. Educação social para a pessoa com deficiência: uma defesa vygotskiana
- Considerações finais
- referências bibliográficas 

10. Antecendestes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica
Dermeval Saviani 
1. Antecedentes
2. Origem
3. Desenvolvimento atual
- Referências bibliográficas

Os autores 


Ana Carolina Galvão Marsiglia é pedagoga, doutora em educação escolar, professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, membro do grupo de pesquisa "Estudos Marxistas em Educação".


Editora Autores Associados

Organizadora: Ana Carolina Galvão Marsiglia

ISBN: 978-85-7496-265-8

Edição: 1ª edição (2011)

Número de páginas: 240

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,280g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$57,00
2 x R$28,50
3 x R$19,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital