3 de 5 produtos cadastrados na categoria Promoção 200 livros por R$10,00

Mundo em transe: do aquecimento global ao ecodesenvolvimento

Autor: José Eli da Veiga

De R$26,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª Edição (2009)

Isbn: 978-85-62019-07-4

Dimensões: 12x18 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

De R$26,00

Por R$10,00

“Transe é o estado em que fica quem está para receber a visita de alguma entidade extrassensorial. A palavra tem outros sentidos, mas é esse o que mais se aplica à situação atual, com tudo o que tem de crítica e angustiante”. (Texto do Epílogo). Esse trecho explica a escolha pelo título e indica uma possível interpretação da obra. A economia é justamente sensível às mudanças ambientais às quais estamos vivenciando há tempos e é justamente nesse período de transe que estamos e que precisamos fazer alguma coisa para melhorar nossa qualidade de vida. Melhorar a qualidade de vida das pessoas indica uma automática melhora da economia. Nesse sentido, mudar as formas de medição dos índices econômicos, levando mais a sério as estatísticas ambientais deve ser o início de um caminho a ser perseguido.
O livro é repleto de referências e dados atuais comentados por um dos maiores economistas do Brasil. Apesar de ágil, o livro coloca o leitor a par das principais ações de ecodesenvolvimento e sustentabilidade feitas até hoje e também dos maiores problemas enfrentados pela economia e pela ecologia nesse mundo em transe.

Introdução

Transição ao baixo carbono

Crescimento e sustentabilidade

Decrescimento ou condição estável

Como monitorar o ecodesenvolvimento

Epílogo

Sobre o autor

José Eli da Veiga, 61, é professor titular da Faculdade de Economia (FEA) e orientador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo, colunista do jornal Valor Econômico e da revista Página 22.  O desenvolvimento sustentável está no centro de suas preocupações há quase quarenta anos. Seu envolvimento com o tema vem do início dos anos setenta, quando trabalhou na Estação Central de Economia e Sociologia Rural, do INRA-Paris (Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica, da França) e apresentou dissertação de mestrado sobre a política rural da Comunidade Europeia. Desde então, é o “ecodesenvolvimento” que dá sentido a todas as suas atividades, tanto como autor, docente e pesquisador, quanto em postos que ocupou na administração pública.

Autor: José Eli da Veiga

ISBN: 978-85-62019-07-4