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Reformas Educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil

Reformas Educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil

Organizadores: Maria Elisabeth Blanck Miguel; Diana Gonçalves Vidal; José Carlos Souza Araujo


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Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Nº de Páginas: 512

Isbn: 978-85-7496-264-1

Dimensões: 14x21 cm



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"O livro que ora apresentamos envolve 27 pesquisadores, responsáveis por 23 capítulos que abordam 21 reformas educativas e dois inquéritos sobre educação, acontecidos nas décadas de 1920 a 1940. [...] Cada autor teve liberdade de estruturar sua escrita e selecionar os tópicos a privilegiar. [...] Em complemento às análises aqui reunidas, incluímos, como Apêndice, o texto integral do Manifesto dos Pioneiros, antecedido de uma breve apresentação. Remissões a essa carta-monumento/memória apareceram em diversos dos capítulos do livro [...]. A publicação deste livro [visa] ainda [...] permitir que sua leitura indicie os modos como a pesquisa em história da educação vem percebendo os anos de 1920 a 1940, vislumbrando homogeneidade e descontinuidade nos projetos de reforma, visitando a composição de redes de solidariedade, descortinando tensões, enfim, construindo inteligibilidades para o passado da escola pública no Brasil”.

 

(excerto da Apresentação)


Apresentação
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Diana Gonçalves Vidal e José Carlos Souza Araujo

A Reforma Sampaio Dória, política e pedagogia: problematizando uma tradição interpretativa
Marta Maria Chagas de Carvalho

A Reforma da Instrução Pública de 1922 no Ceará: impacto sobre Lourenço Filho, a Escola Normal e a elite ilustrada
Maria Juraci Maia Cavalcante

A Reforma Carneiro Leão no Distrito Federal (1922-1926)
André Luiz Paulilo

A instrução pública na Bahia 1924-1928: Anísio Teixeira
Lucia Maria da Franca Rocha

Viagens, associação e inspeção: a Escola Nova em Sergipe
Jorge Carvalho do Nascimento e AnamariaGonçalves Bueno de Freitas

O Inquérito sobre a Instrução Pública (1926) e as disputas em torno da educação em São Paulo
Diana Gonçalves Vidal

A reforma da Escola Nova no Paraná: as atuações de Lysímaco Ferreira da Costa e de Erasmo Pilotto
Maria Elisabeth Blanck Miguel

Aeducação escolar citadina (Rio Grande do Norte, 1924-1927)
Marta Maria de Araújo

ReformaFrancisco Campos: estratégias de formação de professores e modernização daescola mineira (1927-1930)
Maurilane de Souza Biccas

A Reforma Fernando de Azevedo e as Colmeias Laboriosas no Distrito Federal de1927 a 1930
Sônia Camara

A influência do ideário escolanovista na reforma da instrução pública de Mato Grosso – 1927
Elizabeth Figueiredo de Sá e Nicanor Palhares Sá

O ideário escolanovista n’O Problema Universitário Brasileiro, Inquérito de 1928
José Carlos Souza Araujo

A Reforma Carneiro Leão em Pernambuco
Maria Cristina de Albuquerque Araújo

A Reforma Escolanovista de Attilio Vivacqua no Espírito Santo
Cleonara Maria Schwartz e Regina Helena da Silva Simões

Lourenço Filho e a Reforma de 1931 (SP): o governo de professores... e de alunos
Cecília Hanna Mate

Modernidade pedagógica e política educacional: a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (1931-1935)
Clarice Nunes

A Escola Nova em xeque na reforma de Sud Mennucci (São Paulo – 1932): exaltação do trabalho dos professores brasileiros e ruralismo pedagógico
Paula Perin Vicentini e Rita de Cassia Gallego

Fernandode Azevedo e a reconstrução do sistema educacional do estado de São Paulo em1933: sentidos e alcances de um projeto de reforma
Rosa Fátimade Souza

A Escola Nova no Rio Grande do Sul: eventos e atores em cena
Maria Helena Camara Bastos e Elomar Galegaro Tambara

José Baptista de Mello e a Reforma da Educação na Paraíba
Wojciech Andrzej Kulesza

Modernizaçãodo Estado e Reformas do Ensino: manifestações da Escola Nova em Santa Catarina
Ticiane Bombassaro e Vera Lucia Gaspar da Silva

AntonioF. de Almeida Junior e a administração da Diretoria do Ensino do estado de SãoPaulo (1935-1938)
Raquel Pereira Chainho Gandini

Os reflexos da Escola Nova no Maranhão
Diomar das Graças Motta

Apêndice
Diana Gonçalves Vidal

A Reconstrução Educacional no Brasil: ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova


Maria Elisabeth Blanck Miguel é professora titular em história da educação (PUCPR), professora adjunta da UFPR (aposentada), pesquisadora da Fundação Araucária (PR), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, pertence à SBHE e ao Histedbr.

 

Diana Gonçalves Vidal é professora titular em história da educação da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do CNPq e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Niephe-USP.

 

José Carlos Souza Araujo é doutor em educação (Unicamp), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Atua no ensino e na pesquisa na área da filosofia e da história da educação. Pesquisador do CNPq.


Editora Autores Associados

Coedição: EDUFUI

Organizadores: Maria Elisabeth Blanck Miguel; Diana Gonçalves Vidal; José Carlos Souza Araujo

ISBN: 978-85-7496-264-1

Edição: 1ª edição (2011)

Número de páginas: 512

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,600g

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