37 de 47 produtos cadastrados na categoria Memória da educação

História, educação e transformação

Organizadores: José Claudinei Lombardi; Dermeval Saviani

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7496-269-6

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

“Neste ano de 2011, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) completa 25 anos de atividades ininterruptas e 20 anos desde sua institucionalização junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1991, ano em que teve início a realização dos seminários nacionais que atingiu, em 2009, sua oitava edição.
De fato, ao ser institucionalizado em 1991, o Grupo adquiriu caráter nacional, pois aglutinou, já nesse ano, 15 Grupos de Pesquisa em 13 estados brasileiros, número que, apesar de algumas oscilações, tendeu a se ampliar, atingindo, atualmente, 35 Grupos de Trabalho em 19 estados, incluído o Distrito Federal.
É exatamente das contribuições apresentadas nas conferências de abertura e de encerramento e nas mesas-redondas do VIII Seminário Nacional do HISTEDBR que se constitui o presente livro. Esse seminário foi realizado no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2009, tendo como tema central “História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil”, enunciado que, consequentemente, dá título a esta obra. [...]
Com este livro, lançado pela Editora Autores Associados em parceria com o HISTEDBR, temos a satisfação de socializar os textos das nove conferências proferidas durante a realização do VIII Seminário Nacional de nosso Grupo de Pesquisa.
Estamos certos de que, como os livros resultantes dos seminários anteriores, também esta obra terá uma boa acolhida pela relevância e atualidade dos temas tratados, o que a converterá num valioso instrumento auxiliar na realização do trabalho docente nas diferentes disciplinas que compõem os currículos dos cursos de pedagogia e licenciatura”.

José Claudinei Lombardi
Dermeval Saviani
(excerto da Apresentação)

Apresentação

Conferência de abertura

Capítulo 1: História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil - Dermeval Saviani

1ª Mesa-redonda-Tema: Transformações históricas da escola pública no Brasil ou: como chegamos à escola estatal que temos?

Capítulo 2: A construção da escola pública que temos: alguns capítulos da expansão da rede de ensino secundário público no Estado de São Paulo
Celso de Rui Beisiegel

Capítulo 3: Realidade educativa: transformações desejadas e modernizações implantadas
Lizia Helena Nagel

Capítulo 4: Transformações históricas da escola pública no Brasil ou: como chegamos à escola estatal que temos?
Sérgio E. M. Castanho

2ª Mesa-redonda - Tema: Perspectivas para a educação pública ou: Há perspectivas para a educação pública que queremos? Mantém-se atual a luta pela Educação Politécnica, pela Escola Unitária?

Capítulo 5: Os intelectuais e a organização da cultura no Brasil de hoje
Lucia Maria W. Neves

Capítulo 6: Centros de Ensino Médio Integrados na região da Baixada Maranhense – pontos de desenvolvimento territorial?
Maria de Fatima Felix Rosar

3ª Mesa-redonda - Tema: Projetos políticos e educacionais em confronto ou: que educação pública queremos? O que isso significa na organização escolar, no ensino-aprendizagem, na sala de aula?

Capítulo 7: O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico
José Carlos Libâneo

Capítulo 8: A luta do MST por escolas públicas no campo: possibilidades de fazer uma escola comprometida com a transformação da sociedade
Alessandro Santos Mariano

Conferência de encerramento

Capítulo 9: Revolução e educação: perspectivas para além do capital
Adrián Sotelo Valencia

Dermeval Saviani, graduado em filosofia pela PUC--SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994--1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação; recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica; foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação do livro História das ideias pedagógicas no Brasil e foi agraciado, em 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.  Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr).

José Claudinei Lombardi é professor do Departameno de Filosofia e História da Educação, Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador executivo do HISTEDBR.

Organizadores: Dermeval Saviani; José Claudinei Lombardi

ISBN: 978-85-7496-269-6