35 de 47 produtos cadastrados na categoria Memória da educação

A Organização do trabalho didático na história da educação

Organizadores: José Claudinei Lombardi; Silvia Helena A. de Brito; Carla V. Centeno; Dermeval Saviani

Nº da Edição: 1ª Edição (2010)

Isbn: 978-85-7496-234-4

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

A coletânea que ora vem a público reúne os textos apresentados durante a VII Jornada do Histedbr, cujas discussões giraram em torno do tema “A organização do trabalho didático na história da educação”. Pretende-se com esta iniciativa, por um lado, oportunizar reflexões a respeito da produção historiográfica sobre o trabalho didático, promovendo o debate de pesquisas que têm como foco o interior da escola. Por outro, foi intenção do Histedbr estimular o questionamento de como se gestou, historicamente, o trabalho didático hoje presente entre nós, considerando sua trajetória desde as bases lançadas por educadores como Comenius e Ratke, até as propostas de utilização das tecnologias da informação no atual patamar material da sociedade capitalista.

Apresentação
Silvia Helena Andrade de Brito e Carla Villamaina Centeno

Parte 1
Trabalho didático e história da educação: enfoque histórico-pedagógico
Dermeval Saviani

Parte 2
História da educação: a produção teórica sobre o trabalho didático
Gilberto Luiz Alves

Questões teóricas e históricas sobre o trabalho didático*
José Claudinei Lombardi

Investigação e ensino na história da educação: retomando um debate nunca encerrado
Wenceslau Gonçalves Neto

Parte 3
Manuais didáticos: formas históricas e alternativas de superação
Ana Aparecida Arguelho de Souza

Orbis Sensualium Pictus: das lições ilustradas de Comenius no século XVII às lições de coisas da escola primária no século XIX
Analete Regina Schelbauer

A história da organização do trabalho didático: a palavra e a coisa
Sandino Hoff

Silvia Helena A. de Brito, professora do Programa de Pós-graduação em educação da UFMS, é doutora em filosofia e história da educação pela Unicamp. Coordena, atualmente, o GT Mato Grosso do Sul do HISTEDBR.

Carla Villamaina Centeno, professora da UEMS, é doutora em filosofia e história da educação pela Unicamp. Tem artigos e capítulos de livros veiculados em publicaçõe nacionais e internacionais.

José Claudinei Lombardi, professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp, é doutor em filosofia e história da educação pela mesma instituição. É coordenador executivo do HISTEDBR.

Dermeval Saviani, professor emérito da Unicamp e coordenador do HISTEDBR, é doutor em filosofia da educação pela PUC-SP e livre-docente em história da educação pela Unicamp, tendo sido condecorado com a Medalha do Mérito Educacional do MEC e recebido o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica pela Unicamp.

Organizadores: José Claudinei Lombardi; Silvia Helena A. de Brito; Carla V. Centeno; Dermeval Saviani

ISBN: 978-85-7496-234-4

Edição: 1ª edição (2010)