39 de 47 produtos cadastrados na categoria Memória da educação

A implantação oficial da pedagogia histórico-crítica na rede pública do estado do Paraná (1983-1994)

Autora: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski

De R$39,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7496-268-9

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

De R$39,00

Por R$10,00

O Paraná é, com certeza, o estado em que a pedagogia histórico-crítica teve maior penetração, registrando, inclusive, diversas tentativas de introduzi-la em suas escolas públicas. Isso ocorreu desde a posse, em 1983, do primeiro governador eleito por meio do voto direto em 1982, quando ainda o país se encontrava sob a vigência da ditadura militar. Desde aquela época até os dias de hoje, além da iniciativa relativa à rede estadual, diversos municípios caminharam na mesma direção, buscando adotar a orientação da pedagogia histórico-crítica em suas redes de ensino. Este livro é, pois, muito bem-vindo. Esclarecendo as condições em que se deu a tentativa de implantação da pedagogia histórico-crítica no Paraná entre 1983 e 1994, projeta uma luz sobre os processos de articulação da educação com os interesses e necessidades da maioria da população que é representada pela classe trabalhadora. E essa é uma questão que se encontra, mais do que nunca, na ordem do dia na fase atual de resistência às políticas neoliberais e de encaminhamento de formas superadoras que coloquem a educação em consonância com a transformação estrutural da sociedade brasileira, o que é, ainda que não se tenha consciência clara disso, a aspiração da grande maioria do povo de nosso país.

Apresentação
Introdução
Capítulo I: O contexto político-econômico brasileiro e a conjuntura estadual paranaense (1983 a 1994)
1. A política educacional do estado do Paraná: propostas educacionais dos governos peemedebistas de 1983 a 1994
Capítulo II: Retrospectiva histórica das concepções pedagógicas na educação escolar brasileira
1. Matriz política e teórica da pedagogia histórico-crítica
Capítulo III: Análise crítica da implantação da pedagogia histórico-crítica no estado do Paraná
Considerações finais
Referências bibliográficas
Sobre a autora

Alexandra Vanessa de Moura Baczinski é natural de Santa Izabel do Oeste (PR). Formada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (2003), campus de Francisco Beltrão. Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2007). Foi membro do Grupo de Pesquisas em Filosofia da Educação “Paideia”, atualmente coordenado pelo professor doutor Silvio Sánchez Gamboa. Em 2004, atuou como pedagoga na educação básica da rede estadual de ensino. Foi professora auxiliar no curso de pedagogia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, no período de 2004 a 2006. Desde 2008 é professora assistente no curso de pedagogia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, Centro de Ciências Humanas. Atualmente, suas pesquisas estão sendo desenvolvidas com ênfase na formação de professores e gestão escolar, tendo como eixo central a pedagogia histórico-crítica. Membro do Grupo de Pesquisa “Sociedade, Trabalho e Educação” da Unioeste, financiado pelo CNPq.

Autora: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski

ISBN: 978-85-7496-268-9