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Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação

Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação

Autor: Roberto Sidnei Macedo


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Nº da Edição: 2ª edição (2010)

Nº de Páginas: 179

Isbn: 85-98843-27-X



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No processo de construção do conhecimento, a etnopesquisa crítica não considera os sujeitos sociais da pesquisa componentes descartáveis. Entende como incontrolável a necessidade de interpretar a organização sociocultural interativamente e traz a voz do ator social e seus etnométodos para o corpus empírico analisado e para a própria composição conclusiva da pesquisa. Indexalizada aos atos de cultura, a etnopesquisa é um modo intercrítico de se fazer pesquisa antropossocial e educacional. Exercita, portanto, uma hermenêutica socialmente tensa. Aqui, os atores socais instituintes da ordem sociocultural a ser compreendida não falam pela boca da teoria ou de uma estrutura fatalísitca; sua ações e suas racionalidades são percebidas como estruturantes, em meio às estruturas socioculturais que, em muitas momentos, recursivamente, os configuram. A etnopesquisa é, portanto, um modo de pesquisar radicalmente situado, ao mesmo tempo que cultiva uma perspectiva interativa e relacional.


Apresentação
Introdução
Capítulo I: Inspirações filosóficas e epistemológicas

Um modo crítico-fenomenológico de pesquisar
Intersubjetividade e realidades múltiplas
A construção do outro: “o ator social não é um idiota cultural”
Contexto e lugar: pertinências constitutivas
O cultivo das epistemologias qualitativas
Uma hermenêutica crítica: o imperativo da interpretação socialmente tensionada
Etnopesquisa crítica e o argumento crítico-pedagógico
A crítica ao iluminismo e a emergência de uma hermenêutica intercrítica
Capítulo II: Bases acionalistas e semiológicas da etnopesquisa crítica
Ação e significado social
Interação simbólica: gênese das ações
A tradição de Chicago
“Definição da situação”: uma noção seminal para a etnopesquisa
O instituinte ordinário
A etnometodologia e a compreensão dos etnométodos: uma inspiração teórica fundante
A inspiração contemporânea nos estudos culturais
Capítulo III: Etnopesquisa e a apropriação do método
A perspectiva etnográfica e clínica da etnopesquisa
A prática do trabalho de campo do etnopesquisador: a pesquisa in situ
O estudo de caso e a busca da densidade singular
A observação: presença no olhar senso-compreensivo do etnopesquisador
As notas de observação: em busca da “pertinência do detalhe”
A observação participante: o esforço para a compreensão situada dos etnométodos
A entre-vista: buscando o significado social pela narrativa provocada
Os documentos como etnotextos “fixadores de experiências”
A história de vida: experiência, itinerância e narrativa
O grupo nominal ou focal: a possibilidade da descrição dos etnométodos via narrativas dialogicizadas
As técnicas projetivas: o imaginário sociocultural em expressão
A imagem na etnopesquisa
Dramaturgia social e dispositivo etnocenológico de pesquisa
O diário de campo: notas de itinerâncias e errâncias
A interpretação dos “dados” em etnopesquisa crítica
A análise de conteúdos e a compreensão intercrítica dos etnotextos humanos
Capítulo IV: Etnopesquisa crítica, currículo e formação
A formação em questão
Etnografia semiológica e formativa: base da etnopesquisa-formação
Etnopesquisa-ação e etnopesquisa-formação
Referências
Nota sobre o autor


Roberto Sidnei Macedo é doutor em ciências da educação pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris Saint-Denis e professor adjunto da Faculdade de Educação da UFBA.
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação desta faculdade, é também líder do Grupo de Pesquisa em Currículo, Complexidade e Formação, no qual desenvolve estudos, pesquisas e orienta monografias, dissertações e teses nos campos do currículo e da educação de professores. Coordena, no momento, uma pesquisa-ação colaborativa com os professores organizados so Sindicato dos Professoras da Bahia, sobre a concepção e a implementação de ações formativas nesse âmbito da organização docente. Faz parte ainda da equipe de assessores em educação da Câmara de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
É também consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No momento, como especialista ad hoc, faz parte da equipe que efetiva no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira o projeto "Mercosul Educacional". 


Editora Liber Livro

Autor: Roberto Sidnei Macedo

ISBN: 85-98843-27-X

Edição: 2ª edição (2010)

Número de páginas: 179

Formato: 11,5x21 cm

Peso: 0,180g

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