5 de 7 produtos cadastrados na categoria Linguagens e Sociedade

Práticas de leitura na infância

Autora: Leila Cristina Borges da Silva

De R$43,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª Edição (2008)

Isbn: 978-85-7496-224-5

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

De R$43,00

Por R$10,00

O universo da leitura pode até começar em casa, com o incentivo dos pais, mas é principalmente na escola que as crianças têm mais contato com os livros e com a leitura. É justamente esse contato que fez a pesquisadora Leila Cristina Borges da Silva lançar um livro.
A autora estudou a leitura com alunos de uma escola da periferia de Campinas e traz um apanhado geral sobre o universo dessas crianças que estão à margem da sociedade do ponto de vista social e econômico, mas possuem representações importantes de sua realidade mostradas para os professores quando da prática de leitura em sala de aula.
São os professores que, tendo contato com os alunos, conseguem aproximar-se das crianças e descobrir o universo delas, com seus anseios e suas preocupações, ou então revelar novas perspectivas a partir da leitura.
Para compreender a prática escolar das crianças e do cotidiano dos professores, Leila coloca a fotografia, o desenho e a literatura no mesmo escopo de práticas de leitura e de formas de significação do aprendizado humano no ambiente escolar.

Introdução
1. Histórias de aproximação: uma professora em meio à experiência educativa
2. As operações dos sujeitos: um enfoque cultural
3. Dos modos de compreensão: do mergulho às suas implicações
4. Percursos da leitura: a prática religiosa como mediadora da produção de sentidos
 Fim ou recomeço?
 Referências bibliográficas

Leila Cristina Borges da Silva é licenciada em pedagogia e mestre em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Trabalha como professora de educação infantil na Rede Municipal de Campinas. É doutoranda em educação e pesquisadora do Grupo AULA (Trabalho Docente na Formação Inicial). Atualmente desenvolve seus estudos na área de ensino e formação de professores, buscando compreender o processo de formação do professor-leitor em meio às práticas de leitura vividas por seus alunos.

Autora: Leila Cristina Borges da Silva

ISBN: 978-85-7496-224-5