Você sabia que na Editora Autores Associados o... Postado em notícias
NEWSLETTER
Notícias
-
05/07/13 08:58
Frete Grátis
-
27/06/13 11:53
Cadastro de novos clientes
Caros Clientes,
Visando uma experiência de... Postado em notícias

Nos últimos anos venho colecionando narrativas entre alunos, familiares e amigos. Agora decidi desafiar colegas, em especial aqueles/as que lidam com memória em seus próprios estudos e investigações. Como princípio norteador da narrativa, apenas a sugestão de que o conteúdo desdobrasse lembranças de tempos de escola, preferencialmente envolvendo as memórias mais remotas. A ênfase poderia incidir sobre algum fato específico ou sobre recordações diversas, desde que situando tempo e lugar. Além disso, havia recomendação enfática, plenamente atendida: ter muito prazer ao elaborar sua escrita.
trazer à tona reminiscências, lembrando a vida de estudantes em tempos pretéritos, não tem aqui o intuito de provocar sentimentos nostálgicos, tampouco de propagar curiosidades excêntricas sobre fatos hoje talvez inimagináveis. O que se pretende é salvar arquivos, contribuindo para a melhor compreensão de contextos envolvendo o cotidiano da vida de estudantes em meados do século XX. Embora o processo memorialístico carregue em si mecanismos seletivos – geralmente constituam parte inerente de nosso ser, ainda assim compartilha-se da crença de que muito se aprende a partir destas histórias.
Apresentação
Beatriz T. Daudt Fischer
Prefácio: Nem uma coisa, nem outra ou nenhumas. (Re)invenções e reminiscências escolares. A modo de prefácio
Maria Stephanou
Introdução: De enguias e outras metáforas
Beatriz T. Daudt Fischer
Mochila a tiracolo, com lousa e cartilha. É tempo de escola
Lúcio Kreutz
Trajetória de vida escolar de uma professora
Maria Aparecida Franco Pereira
Ir à escola... desejo e vivências que finalmente se tornam realidade!
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Tempo que passa e deixa a sensação de haver ficado
Ester Buffa
Algumas questões de ensino e muita pouca pedagogia nas lembranças de uma história de escolarização
Denice Catani
A juventude é como primavera: lembranças de normalista!
Clarice Nunes
Souvenirs da infância e adolescência: minhas escolas, minhas vivências
Maria Helena Camara Bastos
A escola, os livros e a leitura. À procura daquilo que não se fez esquecer!
Maria Teresa Santos Cunha
Memórias de escola: das muitas escolas imaginadas e vividas
Marita Martins Redin
Aprender com o entorno da escola: memórias de vivências numa escola isolada em Jaraguá do Sul na década de setenta do século XX
Edla Eggert
Memórias de docência e formação: o Instituto de Educação do Rio de Janeiro em minha trajetória escolar
Diana Gonçalves Vidal
Pequenas memórias de uma menina de escola
Gladys Mary Ghizoni Teive
O que fica por dizer: memórias cruzadas em histórias de formação
Elizeu Clementino de Souza
Tempos de Jardim de Infância: anos incríveis de uma andorinha em movimento
Marcus Levy Bencosta
As botinhas vermelhas: memória, história e alfabetização
Eliane Peres
Memórias de um Jardim de Infância em uma vila operária
Giani Rabelo
Escola, memória e afeto: histórias de aprendizados e acolhimentos
Luciana Mendes de Faria Filho
Sobre as autoras e os autores
Beatriz T. Daudt Fischer é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos, Programa de Pós-graduação em educação, linha de pesquisa: educação, história e políticas. Graduada em pedagogia pela mesma instituição, mestre em fundamentos sociais da educação/Stanford University. Doutora em educação/UFRGS. Suas pesquisas e publicações têm como foco histórias de vida, histórias de escolarização, memórias, trajetórias docentes e discentes.
Editora Liber Livro
Co-edição: Oikos Editora
Organizadora: Beatriz T. Daudt Fischer
ISBN: 978-85-7843-177-8
Edição: 1ª edição (2011)
Número de páginas: 231
Formato: 16x23 cm
Peso: 0,250g