13 de 135 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

Próximo »  

Psicologia da aprendizagem: processos, teoria e contextos

Psicologia da aprendizagem: processos, teoria e contextos

Autoras: Ana Ignez Belém Lima Nunes & Rosemary do Nascimento Silveira


R$32,00







Nº da Edição: 3ª edição (2011)

Nº de Páginas: 222

Isbn: 978-85-79630-37-8



Disponibilidade: Esgotado


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$32,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$32,00
2x de R$16,00
3x de R$10,67


 

O livro Psicologia da Aprendizagem: processos, teoria e contextos integra a Série Formar, cuja finalidade é contribuir para a disseminação de conhecimentos necessários à formação de profissionais da educação e de outras áreas das humanidades.
As autoras abordam o conceito de aprendizagem como processo central para a constituição do ser humano como sujeito histórico, social e cultural. Apresentam de forma crítica, sistemática e com exemplos os principais processos psicológicos envolvidos na aprendizagem e as relevantes teorias neste campo. Destacam as contribuições da ciência psicológica para as reflexões sobre a relação entre o aprender, a formação e a prática dos profissionais da área.


Prefácio
Introdução - Aprendizagem: um conceito histórico e complexo
Parte I – A aprendizagem nas teorias psicológicas

Capítulo 1 – A aprendizagem na psicologia da Gestalt, teoria comportamental e humanismo
1.1. Psicologia da Gestalt
1.2. A teoria comportamental
1.3. Humanismo
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados
Navegando na web
Capítulo 2 – Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem
2.1. A constituição do sujeito
2.1. A sexualidade infantil
2.3. Psicanálise e o contexto de ensino-aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes sugeridos
Sugestão de leitura
Capítulo 3 – A perspectiva cognitiva da aprendizagem
3.1. Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura
3.2. Teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel
3.3. A teoria de Jerome Bruner
3.4. Outras perspectivas cognitivistas
Síntese do capítulo
Atividades
Navegando na web
Capítulo 4 – A epistemologia genética de Jean Piaget e a aprendizagem
4.1. Concepção do desenvolvimento
4.2. Os estágios de desenvolvimento cognitivo-afetivo
4.3. Processo de assimilação e acomodação
4.4. A concepção construtivista de Piaget e os processos de ensino-aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Leitura complementar
Capítulo 5 – Os processos de aprendizagem nas psicologias de Vygotsky e Wallon
5.1. A abordagem histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky
5.2. Vygotsky e o processo de ensino-aprendizagem
5.3. A psicologia genética de Henri Wallon
Síntese do capítulo
Atividades
Sugestão de filmes
Leitura complementar
Capítulo 6 – Os processos psicológicos e a aprendizagem humana
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados
Parte 2 – Processos psicológicos e contextos da aprendizagem
Capítulo 7 – Inteligência
7.1. Histórico do estudo sobre a inteligência
7.2. Outros perspectivas sobre o estudo da inteligência
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados
Capítulo 8 – Criatividades
8.1. Como podemos definir a criatividade?
8.2. Como se dá o processo de criação?
8.3. Quais as características de uma pessoa criativa?
8.4. Como se relacionam criatividade e aprendizagem?
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados
Capítulo 9 – Memória
9.1. A estrutura da memória
9.2. Memória, educação e aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Capítulo 10 – Motivação
10.1. Aproximação ao conceito de motivação
10.2. Motivação e aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Capítulo 11 – Psicologia da educação e dificuldades de aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Referências
Sobre as autoras


Ana Ignez Belém Lima Nunes é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela UFC e doutora em ciências da educação pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Professora adjunta do curso de psicologia da Universidade Federal do ceará e pesquisadora do laboratório de aprendizagem, desenvolvimento e subjetividades (LADES).

 

Rosemary do Nascimento Silveira é graduada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em psicologia pela UFC. Formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga escolar.


Editora Liber Livro

Autoras: Ana Ignez Belém Lima Nunes & Rosemary do Nascimento Silveira

ISBN: 978-85-79630-37-8

Edição: 3ª edição (2011)

Número de páginas: 222

Formato: 13x18 cm

Peso: 0,160g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$32,00
2 x R$16,00
3 x R$10,67
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital