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Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises

Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises

Organizadora: Naura Syria Carapeto Ferreira


R$30,00







Nº da Edição: 2ª edição (2011)

Nº de Páginas: 192

Isbn: 85-98843-30-X



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A segunda impressão desta obra deve-se à ampla aceitação que o livro teve por parte dos leitores e à qualidade dos textos dos coautores, que nos honraram com valiosas contribuições. A publicação surge em um momento oportuno, quando a proposta do novo Plano Nacional de Educação, fruto da ação política desencadeada pela sociedade civil organizada, encontra-se em discussão e prestes a ser votada. Pela atualidade e conteúdo dos textos que o compõem, o livro constitui-se valioso instrumento de avaliação das políticas educacionais, no sentido de que as compreende a partir dos contornos assumidos por sua formulação e materialização no âmbito das relações sociais das quais elas são parte. Assim, acreditamos que sua publicação será um instrumento útil para a reflexão individual e coletiva dos profissionais da educação, dos dirigentes e dos políticos que tomam decisões sobre as questões educacionais em todos os níveis.

 

Naura Syria Carapeto Ferreira
Maio de 2011 


Apresentação
Parte 1: Políticas públicas e gestão da educação: questões polêmicas
- Plano Nacional de Educação: avaliações e retomada do protagonismo da sociedade civil organizada na luta pela educação
Luiz Fernandes Dourado
Introduzindo a temática
1. Reforma do Estado e da educação no Brasil
2. Plano Nacional de educação: campo de disputas de projetos
3. Plano Nacional de Educação (PNE): estruturação e avaliação
4. PNE: estudos e avaliações realizadas
    a) Desafios do PNE: diagnóstico, indicadores, seleção de metas e estimativas de matrículas
        Educação infantil
        Educação fundamental
        Ensino médio
        Educação superior
    b) Reuniões de trabalho e estruturação de pesquisa pelo Inep no MEC
    c) Estudos técnicos realizados pelos consultores legislativos da Área XV – Educação, cultura, desporto, ciência e tecnologia, da Câmara dos Deputados, e a relização de Conferência Nacional de Educação
Considerações finais: o PNE e a retomada do protagonismo da sociedade civil
Referências
- A avaliação no PNPG 2005-2010 e a política de pós-graduação no Brasil
Antônio Joaquim Severino
Apresentação
1. Perspectivas da avaliação no PNPG 2005-2010
2. As ambiguidades quanto ao sentido político-emancipatório da educação
3. A tendência ao esvaziamento (ou à extinção) do mestrado acadêmico
4. O tecnicismo do atual modelo de avaliação
Conclusão
Referências
- Demandas retardatárias em tempos difíceis
Walter E. Garcia
Introdução
1. As demandas retardatárias
2. O jeitinho brasileiro
    Descontinuidade das ações
    Um novo ator em cena – o papel da mídia
3. Temos saídas possíveis
    A perspectiva pessimista
    A visão otimista
Concluindo
Referências
- Gestão da educação nos anos 90: equidade e conservadorismo
Sidney Reinaldo da Silva
Introdução
A Cepal e o ajuste da gestão pública
Equidade e revolução “gerenciada” da educação no Brasil
Considerações finais
Referências
Parte II: Políticas públicas e gestão da educação: fundamentos e análise
- Federalismo político e educacional
Carlos Roberto Jamil Cury
Referências
- Desenvolvimento com igualdade social, educação e gestão escolar: notas para um debate
Márcia Angela da Silva Aguiar
Introdução
Desenvolvimento com igualdade social: de que estamos falando?
O que revelam as estatísticas
A garantia do acesso a uma escola de qualidade como uma das condições de desenvolvimento do País
A escola e o desenvolvimento local: a interação possível
Algumas considerações finais
Indicações e referências
- Gestão democrática na formação do profissional da educação: a imprescindibilidade de uma concepção
Naura Syria Carapeto Ferreira
Introdução
A gestão da educação como gérmen da formação dos profissionais da educação
A imprescindibilidade da concepção de gestão na formação dos profissionais da educação
À guisa de conclusão
Indicações e referências
- Gestão democrática da educação e formação dos Conselhos Escolares
Anita Helena Schlesener
Introdução
Estado, democracia e educação: retomando conceitos
Educação e gestão democrática: os conselhos escolares
Conclusão
Referências
- Sobre os autores


Naura Syria Carapeto Ferreira é professora titular do Programa de Pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora (aposentada) da Universidade Federal do Paraná.


Editora Liber Livro

Organizadora: Naura Syria Carapeto Ferreira

ISBN: 85-98843-30-X

Edição: 2ª edição (2011)

Número de páginas: 192

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,160g

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