128 de 136 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

Novos desafios na educação: responsabilidade social, democracia e sustentabilidade

Organizadoras: Nelma Baldin, Cristina Albuquerque

Nº da Edição: 1ª edição (2012)

Isbn: 978-85-7963-087-3

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

O livro objetiva o debate crítico, desenvolvido, esse, ao longo dos dez capítulos que o compõem e que tratam da reconfiguração dos saberes, da educação e das práticas, face à transformação das sociedades atuais em decorrência do paradigma científico moderno da economia do conhecimento. Partindo de motes como o Processo de Bolonha e o tratado de Lisboa, os capítulos destacavam, via contribuições multidisciplinares, os grandes desafios e as possibilidades da atualidade na construção e na utilização de um conhecimento que se constitua como fundamento de um novo paradigma assentado no humano e na sustentabilidade. Logo, um conhecimento ético e socialmente responsável.
Nessa direção, portanto, o livro associa um conjunto de contribuições que permitem explicitar e fundamentar criticamente alguns dos eixos do debate em curso nos meios sociais e acadêmicos (em especial: conhecimento; educação; democracia; cidadania; responsabilidade social e sustentabilidade), os quais consideramos cruciais para a compreensão das sociedades atuais e das respectivas possibilidades e riscos. Assim, ao longo dos capítulos, com as contribuições de autores brasileiros, portugueses e italianos, são discutidas as (novas) configurações e implicações do conhecimento nas sociedades atuais, em diversos domínios de ação, tais como o educacional, o organizacional, o profissional, o ético-político e o ambiental. Nestes, são discutidos, nomeadamente, os equilíbrios possíveis entre sustentabilidade e eficiência, entre qualidade e celeridade, entre lógicas processuais (ou formais) e operativas e lógicas substanciais e reflexivas.

Nelma Baldin, Cristina Albuquerque

Apresentação
Introdução
Parte I: Cenários em Movimento

A concepção de educação no Mercosul e as estratégias do capital
Ivete Simionatto, Mariléia Goin
O modelo educacional do Processo de Bolonha na perspectiva da sustentabilidade
Daniel José da Silva
O ensino superior no contexto da Reforma de Bolonha
Albertina L. Oliveira
As competências da cidadania: Qual o papel para a História? Um olhar da Itália
Ivo Mattozzi
A nova mídia: desafios sociais e educativos
Armanda Pinto da Mota Matos
Parte II: Ação, Profissionalização e Responsabilidade Social
Organizações, conhecimento e qualidade
Elisabeth Brito, Leonor Cardoso, Duarte Gomes
A responsabilidade social e o profissionalismo nas profissões
Corrado Ziglio
Responsabilidade social do conhecimento e intervenção social
Clara Cruz Santos
Novas e inovadoras ofertas sociais: conhecimento científico e competência profissional
Helena Neves Almeida
Novo paradigma do conhecimento para a sustentabilidade
Nelma Baldin, Cristina Albuquerque
Sobre os Autores

Nelma Baldin possui pós-doutorado pela Università Degli Studi di Roma “La Sapienza”. Pós-doutorado pela Università Degli Studi di Bologna (Itália). Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutora em educação pela PUC-SP. Professora do Programa de Mestrado em educação pela UFSC. Atualmente é professora dos Programas de Mestrado em Saúde e Meio Ambiente e Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille). Pesquisadora, coordena projetos nas áreas de educação, educação ambiental, história ambiental e educação patrimonial. Autora de vários artigos científicos nas linhas de pesquisa em que atua, publicados em renomadas revistas científicas. Autora de cinco livros publicados.

Cristina Albuquerque é doutora em letras pela Universidade de Fribourg (Suíça), na área de especialidade Trabalho Social e Política social. Professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é coordenadora do curso de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e da licenciatura em Serviço social na Universidade de Coimbra. Membro integrado do CesNova (Universidade Nova de Lisboa) e colaboradora do IPCDVS da UC (Unidades de I&D financiadas). Tem projetos científicos em curso sobre pobreza e desemprego e trabalhos publicados no domínio da ética, responsabilidade social, empreendedorismo, intervenção social e políticas sociais.

Organizadoras: Nelma Baldin, Cristina Albuquerque

ISBN: 978-85-9763-087-3