Você sabia que na Editora Autores Associados o... Postado em notícias
NEWSLETTER
Notícias
-
05/07/13 08:58
Frete Grátis
-
27/06/13 11:53
Cadastro de novos clientes
Caros Clientes,
Visando uma experiência de... Postado em notícias

O autor, renomado especialista em avaliação educacional, coloca em discussão as questões básicas que desafiam educadores e administradores de sistemas educativos do Brasil e nos dá informações sobre experiências de países como Estados Unidos e Inglaterra.
Introdução
Capítulo 1: Fundamentos de um programa de avaliação educacional
Capítulo 2: Questões de avaliação educacional
1. Autoconhecimento, plano de ação e transformação
2. Reflexão, o avaliador e usuários da avaliação
3. Expectativas, pesquisa e accountability
4. Credibilidade, obstáculos e gerenciamento
5. Metavaliação, dinâmica e objetivos
6. Projeto, ocorrências e produção de modelos
7. Dados, análise crítica e validade
8. Análise estatística, comparabilidade e macroavaliação
9. Terceirização, expertise e comportamentos éticos
10. Divulgação, relações humanas e repercussões
Capítulo 3: Crítica de abordagens da avaliação educacional
1. Necessidade de total reformulação na área educacional
2. Avaliação e mensuração: a desinformação educacional
3. A matemática hoje e seu ensino para o futuro
4. A matemática e as exigências de uma nova sociedade
5. O ensino da matemática para solução de problemas
6. Avaliação – necessidade de novos procedimentos
Capítulo 4: Avaliando a avaliação: da prática à pesquisa
Capítulo 5: Avaliação educacional: interação aluno/professor
Capítulo 6: Avaliação de sistemas educacionais
Capítulo 7: Avaliação de sistemas e políticas públicas: uma situação
Capítulo 8: Avaliação em larga escala: considerações
1. Introdução
2. Avaliação e o problema da qualidade
3. Início de um programa: as pares contratantes
4. A logística dos programas: algumas situações
5. Avaliação – trabalho cooperativo
6. Avaliação – o processo gráfico e seus vínculos
7. Avaliação – situações conflituosas
8. Avaliação e testes ad hoc
9. Avaliação e questões de processamento
10. Avaliação e problemas de terceirização
11. Avaliação e novas metodologias
12. Avaliação, estrutura de empresa e divulgação
Conclusões
Capítulo 9: Avaliação educacional: quase história
1. Introdução
2. Avaliação educacional nos EUA: um esboço
3. Avaliação Educacional na Inglaterra: algumas experiências
4. Avaliação Educacional no Brasil (1960 aos anos 90)
Referências bibliográficas
Apêndice – Artigos sobre Avaliação Educacional
Heraldo Marelim Vianna é pesquisador sênior do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (1969). Editor das revistas Educação e Seleção (1980-1989) e Estudos em Avaliação Educacional (1990-2005). É doutor em educação pela PUC-SP. Mestre em educação pela Michigan State University/MSU. Especialização no Centre Internacional d’Études Pédagogiques, Sèvres, Paris. Especialização em educação na University of Michigan (Ann Arbor).
Editora Liber Livro
Autor: Heraldo Marcelim Vianna
ISBN: 859884316-4
Edição: 1ª edição (2005)
Número de páginas: 182
Formato: 14x21 cm
Peso: 0,200g