15 de 135 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

Próximo »  

Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas

Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas

Autoras: Jodete Füllgraf & Verena Wiggers


R$39,00







Nº da Edição: 1ª edição (2014)

Nº de Páginas: 204

Isbn: 978-85-7963-120-7



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$39,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$39,00
2x de R$19,50
3x de R$13,00


 

Esta obra procura discurtir diferentes aspectos teóricos e metodológicos que poderão servir de subsídios a inúmeros professores e equipes técnicas, que atuam na creche e da pró-escola das diferentes redes de educação espalhados por este imenso território brasileiro.


Introdução
Parte 1: Propostas pedagógicas e/ou curriculares para a educação infantil
Capítulo 1: Propostas pedagógicas e/ou curriculares para a educação infantil
1.1 Aspectos históricos e políticos da educação infantil brasileira
1.2 Proposta pedagógica ou currículo na educação
1.3 Sistematização das propostas e prática pedagógicas na creche e na pré-escola
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
sugestões de leitura 
Capítulo 2: Aspectos estruturais e legais das propostas pedagógicas
2.1 Brinquedos e brincadeiras na creche e na pré-escola
2.2 Aspectos vinculados a ciências naturais e preservação da vida na Terra
2.3 O progressivo domínio das diferentes formas de expressão
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Sugestões de leitura
Capítulo 3: A imersão das crianças na leitura e na escrita
3.1 A apropriação dos conhecimentos matemáticos na educação infantil
3.2 Encaminhamentos metodológicos pertinentes a apropriação do conhecimento matemático na creche e na pré-escola  
3.3 Corpo e movimentos em espaços amplos
Síntese do capítulo
Atividades 
Filme indicado
Sugestões de leitura
Capítulo 4: Diversidade, identidade e autoestime
4.1 Respeito à diversidade, identidade pessoal e construção da autoestima positiva
4.2 A flexibilização dos agrupamentos e dos tempos
4.3. O processo de inclusão das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
4.4 O processo de inserção das crianças na instituição
4.5 As especificidades dos bebês e crianças pequenas
4.6 Profissionais e gestores da instituição
4.7 A articulação entre instituição e família
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Sugestões de leitura
Parte 2: Estruturação e sistematização do trabalho cotidiano na creche e na pré-escola
Capítulo 5: Organização e gestão das dimensões práticas do trabalho cotidiano
5.1 A estruturação dos espaços, tempos, materiais e mobiliário
5.2 O atendimento das necessidades de higiene, alimentação, saúde, segurança, sono e bem estar da criança
Síntese do capítulo
Atividades 
Sugestões de letiura
Capítulo 6: A organização e gestão dos projetos e das atividades interdependentes
6.1 O trabalho estruturado em torno de projetos
6.2 A estrtura de atividades interdependentes
Síntese do capítulo
Atividades 
Sugestões de leitura
Parte 3: Avaliação na creche e na pré-escola: observando as crianças, discutindo nossas ações
Capítulo 7: Considerações acerca de processos avaliativos
7.1 Considerações gerais
7.2 Avaliação na educação infantil - algumas dimensões
Síntese do capítulo
Atividades 
Filme indicado
Sugestões de leitura
Capítulo 8: Avaliação do desenvolvimento infantil
8.1 Avaliação da aprendizagem das crianças
8.2 Sistematização do trabalho pedagógico e acompanhamento da criança
8.3 Observação da criança
Síntese do capítulo
Atividades 
Filme indicado
Sugestões de leitura
Referências
Sobre as autoras



 


Jodete Bayer Gomes Füllgraf atualmente é professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da universidade Federal de Santa Catarina, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pedagoga, pela UDESC. Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. doutora em educação pela PUC-SP do Programa Educação: Currículo. Realiza pesquisa na área da educação e educação infantil. Tem experiência na área da educação, com ênfase na educação infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação infantil, avaliação e qualidade, estado e políticas públicas. Coordena o GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Infantil da UFSC, e atua em pesquisas na área da educação infantil.

 

Verena Wiggers possui graduação em serviço social (1983) e pedagogia (1985) e especialização em orientação educacional (1987) pela Universidade so Sul de Santa Catarina. Possui, também, especialização em metodologia do ensino: séries iniciais (pré à 4ª série) (1996) e mestrado em educação pela UFSC (1999). É doutora em educação: currículo pela PUC-SP (2007). Pós-doutorada no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da USP. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A autora em causa, ao longe de sua carreira profissional, entre outras experiências, atuaou em equipes pedagógicas de secretarias de educação municipal e estadual, respondendo, sobretudo, por demandas vinculadas à sistematização de propostas pedagógicas para a educação infantil. Atualmente, é professora de educação infantil no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão, em especial, nos seguintes temas: Currículo, Educação de Crianças, Educação Infantil.


Editora Liber Livro

Autoras: Jodete Füllgraf & Verena Wiggers

ISBN: 978-85-7963-120-7

Edição: 1ª edição (2014)

Número de páginas: 204

Formato: 13x18 cm

Peso: 0,200g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$39,00
2 x R$19,50
3 x R$13,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital