14 de 135 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

Próximo »  

Didática e docência: aprendendo a profissão

Didática e docência: aprendendo a profissão




R$32,00







Nº da Edição: 3ª edição (2011)

Nº de Páginas: 192

Isbn: 978-85-98843-75-9



Disponibilidade: Esgotado


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$32,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$32,00
2x de R$16,00
3x de R$10,67


 

As autoras partem da premissa de que o fazer docente é uma atividade situada, não neutra e distante do improviso. Inclui reflexões sobre o ensino, seus pressupostos, determinantes sociais e modos de concretização. A escolha das temáticas nele abordadas se apoiou no inventário das pautas recorrentes ou ausentes nas publicações em circulação sobre o assunto, bem como na intenção de assegurar conhecimentos pedagógicos básicos que fortalecessem o trabalho docente numa abordagem crítica e contextualizada.


Introdução – Didática? Didáticas? Qual didática? Uma conversa sobre nossa opção teórica
Os precursores da Didática
A constituição da didática como disciplina
Por uma didática critica e contextualizada
Das relações entre educação, pedagogia e didática
Síntese da introdução
Atividades
Bibliografia comentada
Parte 1 – Para compreender as bases do fazer docente
Capítulo 1 – Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis
1.1. Teorias que dão sustentação às práticas educativas
1.2. Caracterização metodológica das tendências pedagógicas reformistas e transformadoras
Síntese do capítulo
Atividades
Bibliografia comentada
Capítulo 2 – Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão
2.1. Educação, humanização e construção de identidades
2.2. Uma pessoa que se faz professor – a identidade profissional
2.3. Elementos identitários da docência – história da vida, formação e prática pedagógica
2.4. Docência – trabalho que requer saberes especializados
Síntese do capítulo
Atividades
Bibliografia Comentada
Capítulo 3 – Docência: notas sobre a dimensão ética da profissão
3.1. Ética, educação e docência
3.2. Exigências éticas inerentes ao ato de ensinar
3.3. Construir diretrizes ético-profissionais – desafio à profissionalização docente
Síntese do capítulo
Atividades
Bibliografia Comentada
Parte 2 – A organização do processo didático
Capítulo 4 – O planejamento da prática docente
4.1. A hora de planejar – da necessidade de superar o muro de lamentações
4.2. A prática do planejamento – dos sentidos aos seus princípios
4.3. Momentos do planejamento – um continuum permeado de interseções
4.4. Os sujeitos do planejamento
4.5. Planejamento situações de ensino – elementos a considerar
Síntese do capítulo
Atividades
Bibliografia Comentada
Capítulo 5 – As estratégias de ensino na ação didática
5.1. Método e estratégias de ensino – estabelecendo elos
5.2. As estratégias de ensino em aula – dos critérios às formas
5.3. Estratégias de ensino e professores em formação – algumas lições da prática
Síntese do capítulo
Atividades
Bibliografia Comentada
Capítulo 6 – A aula como espaço-tempo coletivo de construção de saberes
6.1. Aula – mais que tempo, um espaço coletivo de construção de saberes
6.2. A aula nossa de cada dia
Síntese do capítulo
Atividades
Bibliografia Comentada
Referências
Sobre as autoras


Isabel Maria Sabino de Farias é licenciada em pedagogia (UECE). Doutora em educação brasileira (UFC). Professora do mestrado em educação da UECE, atuando em disciplinas como Didática e Pesquisa Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre a escola, o ser professor e a prática pedagógica.

 

Josete de Oliveira Castelo Branco Sales é pedagogia, especialista em educação a distância (UnB) e doutora em educação (UFC). docente da rede pública estadual de ensino desde 1980, atuando da educação infantil ao curso pedagógico de nível médio. Atualmente é professora do Centro de Educação da UECE nas áreas de Didática e Práticas de Ensino, Política e Gestão Educacional. Colabora com o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre a gestão e o projeto educativo da escola de Ensino Médio. 

 

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga é pedagogia, com habilitação em supervisão escolar (UFC). Especialista em teoria da interpretação e análise literária (UNIFOR). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Doutorando em educação (UFPE). Exerceu a docência na rede pública estadual. é professora do Centro de educação da UECE, onde leciona as disciplinas de Prática de Ensino, Didática e Metodologias do Ensino Fundamental. Atuou no acompanhamento pedagógico de professores do ensino fundamental e médio na Fundação Bradesco, no Colégio Coorporativo de Fortaleza e no Colégio Santa Cecília. Colabora com a Cátedra Paulo Freire, da UFPE, onde desenvolve estudos sobre as contribuições de Paulo Freire para o currículo humanizados. É membro do Centro Paulo Freire - estudos e pesquisas.

 

Maria do Socorro Lima Marques França é licenciada em pedagogia (UECE). Especialista em gestão escolar (UECE). Mestre em educação, na área de formação de professores (UECE). Professora do ensino básico, na rede pública estadual, há 11 anos. Trabalha com formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com concentração nos estudos sobre leitura.


Editora Liber Livro

Autores: Isabel Maria Sabino de Freitas, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, Maria Margarete Sampaio de Carbalho Braga & Maria do Socorro Lima Marques França

ISBN: 978-85-98843-75-9

Edição: 3ª edição (2011)

Número de páginas: 224

Formato: 12x21 cm

Peso: 0,195g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$32,00
2 x R$16,00
3 x R$10,67
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital