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Criança indígena: diversidade cultural, educação e representações sociais

Criança indígena: diversidade cultural, educação e representações sociais

Organizadores: Adir Casaro Nascimento, Antonio Hilário Aguilera Urquiza, Carlos Magno Naglis Vieira


R$40,00







Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Nº de Páginas: 292

Isbn: 978-85-7963-049-1



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O livro apresenta de modo inédito dados sobre os Kaiowá e Guarani do Mato Grosso Sul, no que diz respeito à vida de suas crianças, aos seus contextos de aprendizagem, às suas produções e atuações, à sua escolarização e à sua posição na estrutura social do grupo, atentando sempre à história recente do grupo e a sua situação contemporânea de confinamento territorial e também de identificação étnica. (...) As ciências da educação demoraram a voltar seu olhar à escola indígena, já que até a década de 1990 essas escolas estavam sob a responsabilidade da FUNAI, e eram, portanto, uma questão de indigenismo, não de pedagogia. (...) Este livro vem a ajudar a consolidar essa linha de pesquisa e esse debate, colocando na agenda da educação, definitivamente, a escolarização indígena, de modo a que reflexões críticas e atentas às comunidades escolares possam nos auxiliar a fazer novos e sempre renovados balanços dessas experiências, no que elas têm de benefício ou não, no que elas têm de inovador, ou não, mas especialmente tendo em vista e pelos olhos de seu principal público, as crianças indígenas. Uma inovação temática que é também uma inovação metodológica – a avaliação da escolarização indígena por suas crianças – que se espera possa ter longa vida e gerar bons frutos.


Clarice Cohn e Antonella Tassinari
(Trecho do Prefácio)


Prefácio
Introdução
Primeira Parte – A criança kaiowá e guarani

I – A cosmovisão e as representações das crianças kaiowá e guarani: o antes e o depois da escolarização
Adir C. Nascimento, Antônio H. Aguilera Urquiza, Carlos M. N. Vieira
II – Crianças guarani: atividades, uso do espaço e a formação do registro arqueológico
Beatriz dos Santos Landa
III – A socialização da criança kaiowá e guarani: formas de socialidade internas às comunidades e transformações históricas recentes no ambiente de vida
Levi Marques Pereira
IV – A criança kaiowá e guarani em contexto de rápidas mudanças – Uma abordagem histórica
Antonio J. Brand
V – A criança guarani: um modo próprio de aprender
Maria A. Bergamaschi
Segunda Parte – Crianças Indígenas e representações
VI – Crianças terena – algumas considerações a respeito de suas representações identitárias e culturais
Marta R. Brostolin, Simone de F. Cruz
VII – Os saberes da “escola do branco” e as culturas das crianças indígenas: uma prática pedagógica dos (des)encontros
Roberto S. M. Sobrinho
VIII – A ressignificação das representações sobre as crianças indígenas pelos estudantes de pedagogia: desafio para uma formação docente intercultural
José Licínio Backes, Ruth Pavan
IX – Infância indígena, escolarização e globalização: uma análise a partir da experiência das escolas indígenas em Minas Gerais
Ana Maria R. Gomes, Rogério Correia da Silva, Levindo Diniz
X – Crianças indígenas de Iauareté: fortalecimento das identidades e diferenças
Justino Sarmento Rezende
Os autores


Adir Casaro Nascimento é pedagoga, mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do sul e doutorado em educação pela UNESP (2000). Foi docente da UFMS e atualmente é professora/pesquisadora titular da Universidade Católica Dom Bosco. Coordena a Linha de Pesquisa no Programa em Educação Diversidade Cultural e Educação Indígena e o Grupo de Pesquisa/CNPq: educação e interculturalidade. Coordenadora do projeto de pesquisa Formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar financiado pelo Observatório da Educação Escolar Indígena.


Antonio Hilário Aguilera Urquiza possui graduação em filosofia, teologia e pedagogia. Mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e doutorado em antropologia pela Universidade de Salamanca-Espanha (2006), coordena o Grupo de Pesquisa/CNPq: antropologia, diversidade cultural e educação indígena. Atualmente é professor da Universidade Federal do Mato Grosso do sul, do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) da UFGD e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB.  Pesquisador do projeto de pesquisa Formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar financiado pelo Observatório da Educação Escolar Indígena.


Carlos Magno Naglis Vieira possui graduação em história. Mestrado em educação. Atualmente é doutorando em educação e bolsista CAPES/UCDB. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq: Educação e Interculturalidade. Pesquisador do projeto de pesquisa Formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar financiado pelo Observatório da Educação Escolar Indígena.


Editora Liber Livro

Organizadores: Adir Casaro Nascimento, Antonio Hilário Aguilera Urquiza, Carlos Magno Naglis Vieira 

ISBN: 978-85-7963-049-1

Edição: 1ª edição (2011)

Número de páginas: 292

Formato: 15,5x22 cm

Peso: 0,300g

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