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A extensão universitária como principio de aprendizagem

A extensão universitária como principio de aprendizagem

Organizador: Luiz Síveres


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Nº da Edição: 1ª edição (2013)

Nº de Páginas: 272

Isbn: 978-85-7963-089-7



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A extensão universitária, dentre a diversidade de entendimentos, pode ser considerada uma diretriz institucional, um processo mediador de construção do conhecimento, e uma atividade que aponta para a finalidade do percurso da aprendizagem, qualificando o valor epistemológico, ético e político da instituição, que deve ser vivenciado, cotidianamente, pelos sujeitos acadêmicos e comunitários, pelos processos instituídos e instituintes, e pelos resultados individuais e coletivos. Esse princípio está vinculado, também, ao seu projeto social, que se torna a razão do acolhimento de milhares de jovens, formando-os intelectual e profissionalmente, com o objetivo de atuar de modo profissional competente e de maneira cidadã consciente. Para que tal procedimento seja significativo é oportuno que a relação da academia com a sociedade, por meio dos seus projetos pedagógicos, constituam-se num tempo e espaço favoráveis para o processo de aprendizagem.

 

Luiz Síveres


Prefácio
Sônia Margarida Gomes Sousa
Apresentação
Luiz Síveres
O princípio da aprendizagem na extensão universitária
Luiz Síveres
Introdução
1. Um jeito de ser
2. Uma maneira de dialogar
3. Uma possibilidade de aprender
Considerações finais
Parte I: A dimensão da subjetividade do estudante
A dinâmica motivacional no processo de aprendizagem na extensão universitária
Fabiola Gomide Baquero Carvalho, Luiz Síveres
Introdução
1. A dinâmica motivacional
2. Teoria de metas de realização
3. Dialogando sobre a motivação dos estudantes
    3.1 Metatarefa “aprender”
    3.2 Metatarefa “performance”
    3.3 Alienação acadêmica
    3.4 Outras análises possíveis
Considerações finais
Parte II: Os processos de aprendizagem na extensão
Aprendizagem: o olhar da extensão
Aline Aparecida Cezar Costa, Cléia Rosani Baiotto, Solange Beatriz Billig Garces
Introdução
1. Aprendizagem para a formação profissional (aprendizagem conceitual)
   1.1 Aprendizagem para o conhecimento da realidade de atuação profissional
   1.2 Aprendizagem para a aquisição de habilidades
   1. 3 Aprendizagem para fazer a relação da teoria com a prática (práxis)
2. Aprendizagem para a convivência coletiva e a inclusão social/compromisso social (aprendizagem procedimental)
    2.1 Aprendizagem coletiva
    2.2 Aprendizagem de inclusão
3. Aprendizagem para a aquisição e/ou a mudança de valores e a construção cidadã (aprendizagem atitudinal)
    3.1 Aprendizagem de valores éticos
    3.2 Aprendizagem de valores políticos
    3.3 Aprendizagem de valores sociais

    3.4 Aprendizagem sociopolítica e construção da cidadania: compartilhando experiências e vivências
Considerações finais
A extensão e o alargamento do espaço de ensino-aprendizagem na educação superior
Elizabete Cristina Costa-Renders, Luciane Duarte da Silva
Introdução
1. Da pergunta pela função da universidade na sociedade à contribuição da extensão para os estudantes
2. Constatações de ensino-aprendizagem na extensão
Considerações finais
Parte III: A extensão e o exercício de cidadania
A extensão e o exercício da cidadania
Ragina Vazquez Del Rio Jantke, Sueli Maria Pessagno Caro
Introdução
1. Extensão
2. Cidadania
3. O compromisso das instituições de ensino superior com a extensão
4. A visão dos estudantes sobre a extensão e sua cidadania
Considerações finais
Fortalecendo a cultura cidadã dos estudantes universitários – um dos papéis da extensão na universidade
Enio Waldir Silva
Introdução
1. Novos desafios à universidade
2. A extensão universitária como lugar de prática da cidadania participativa
Considerações finais
O fazer-saber e o saber-fazer: a integração de aspectos de aprendizagem extensionista com o exercício da cidadania
Lucimar Magalhães de Albuquerque
Introdução
O fazer-saber da cidadania e o saber-fazer dos extensionistas
Considerações finais
Educação e cidadania: pressupostos para o compromisso social
Emanuela de Araújo, Aurélio Rodrigues da Silva
Introdução
1. Cidadania
2. A evolução político-constitucional das constituições brasileiras
3. Educação e cidadania como pressupostos para o compromisso social
4. Análise de alguns dados da pesquisa
Considerações finais
Parte IV: A extensão e a formação profissional
Universidade e extensão universitária: uma relação dialógica entre formação profissional e compromisso social
Berenice Rocha Zabbor Garcia, Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn
Maria Inês Siqueira Araújo

Introdução
Extensão universitária: a percepção dos acadêmicos sobre suas experiências como extensionistas
Considerações finais
Extensão universitária e formação profissional: processo de aprendizagem e procedimento de desenvolvimento sustentável
Luiz Síveres, Aurélio Rodrigues da Silva
Introdução
1. Processos de aprendizagem
2. Procedimento de desenvolvimento sustentável
Considerações finais
Formação profissional no século 21: reflexões sobre as aprendizagens a partir da extensão universitária
Luciane Pinho de Almeida, Salette Marinho de Sá
Introdução
1. A extensão universitária e o papel da formação profissional
2. A pesquisa sobre aprendizagens na extensão
   2.1 Formação profissional do estudante por meio da construção do conhecimento
    2.2 Articulação com o mercado de trabalho
    2.3 Construção da prática profissional
    2.4 Propiciação da convivência
    2.5 Fomento a outras aprendizagens
Considerações finais
O potencial da extensão para a formação profissional
Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri
1. Tessituras entre a extensão e a formação profissional
2. Aspectos emergentes da formação
3. Conhecimento
4. Experiência profissional
5. Desenvolvimento pessoal
6. Conexão entre teoria e prática
Considerações finais
Extensão universitária e formação profissional: a expressão de estudantes universitários
Rinaldo Molina, Regina Pires de Brito, Cleverson Pereira de Almeida, Patrícia Aparecida Dias
Introdução
1. Colocar em prática conhecimentos aprendidos na universidade
2. Aproximar-se da vivência profissional
3. Preparar-se para o mercado de trabalho
4. Aprender, com a experiência, sobre solidariedade e cidadania
Considerações finais
Posfácio: A extensão universitária como oportunidade de formação acadêmica e profissional criativa e inovadora
Wnderley Chieppe Felippe
Anexo 1: Instituições participantes
Anexo 2: Roteiro das entrevistas


Luiz Síveres é doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB. Diretor do Programa de Pós-graduação em educação da UCB.


Editora Liber Livro

Co-edição: UNESCO, Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, Universidade Católica de Brasília

Organizador: Luiz Síveres

ISBN: 978-85-7963-089-7

Edição: 1ª edição (2013)

Número de páginas: 272

Formato: 17x23 cm

Peso: 0,300g

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