134 de 136 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

A escola que toda criança merece ter

Organizadoras: Lilian Anna Wachowicz, Osny Telles Marcondes Machado

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7963-035-4

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

Com a intenção de favorecer a afirmação da consciência coletiva sobre a extrema importância da formação humana e escrito a partir da vivência das autoras nessa área, o livro pretende que os leitores possam compreendê-lo como um projeto vivido, capaz de incentivá-los a construir seu próprio projeto, entrando em contato com o conhecimento e descobrindo-o como novo e transformado. Dedicado aos pais e às mães das crianças que frequentam nossas escolas, bem como aos professores e professoras, ousamos pedir a eles que leiam o livro e façam seu próprio pensamento transformar o texto em um novo texto, cada um a sua maneira. Com certeza teriam muitas histórias para contar. E dessas histórias poderiam retirar a teoria que pertence à natureza da escola, do trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos. Esse foi o método que utilizamos para escrever o livro. Esperamos assim haver tornado acessíveis os temas sempre muito complexos da aprendizagem tais como a mediação, a autonomia, o clima afetivo, o preconceito, as mudanças culturais, as patologias sociais, o autocontrole e a motivação. A reflexão sobre esses temas é necessária e pode ser muito prazerosa quando as relações entre os temas se estabelecem no pensamento dos leitores, num processo próprio de invenção dos encaminhamentos das questões da vida cotidiana.

Introdução
Primeiro capítulo – Projeto vivido: nadando contra a maré… E vencendo!
Segundo capítulo – Um projeto a ser feito em comum com os pais
Terceiro capítulo – A sociedade valoriza a aprendizagem?
Quarto capítulo – Qualificando professores
Referências

Lilian Anna Wachowicz é pedagoga licenciada pela UFPR; mestre em educação pela mesma universidade; doutora em educação pela PUC-SP; e pós-doutora em educação pela UAB – Universidade Autônoma de Barcelona. Foi professora no Instituto de Educação do Paraná, no Setor de Educação da UFPR e no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-PR, lecionando didática nos cursos para formação de professores e teoria da educação no mestrado. Foi diretora superintendente da FUNDEPAR – Fundação Educacional do Paraná, empresa estatal responsável pela infra-estrutura do sistema estadual de ensino. Atuamente é membro titular do Conselho estadual de Educação do Paraná.

Osny Telles Marcondes Machado é pedagoga licenciada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro S. Paulo; mestre em educação pela PUC-SP; formadora de mediadores do Programa de enriquecimento Instrumental pelo Internacional Center for the Enhancement of Learning Potencial, Jerusalém, Israel. Foi professora no Instituto de Educação do Paraná em Curitiba e em são Paulo na Escola Estadual Dr. Edmundo de Carvalho, entre outras. Atuou no programa de formação de professores no SENAC – São Paulo desenvolvendo também  no Centro de Tecnologia e Gestão educacional o programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) fazendo parte do ACT – Authorized Training Center para formação de mediadores (SENAC – SP). Atualmente atende em clínica particular, aplicando o PEI, que tem como um dos objetivos corrigir funções cognitivas deficientes.

Editora Liber Livro

Organizadores: Lilian Anna Wachowicz, Osny Telles Marcondes Machado