85 de 135 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

A escola e seus processos de humanização

Autora: Magali de Fátima Evangelista Machado

Nº da Edição: 1ª edição (2013)

Isbn: 978-85-7963-101-6

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

Parcele em até x sem juros

As fórmulas mágicas para a qualidade e a democratização da educação simplesmente inexistem. No entanto, existem, sim experiências de denominadores comuns para as escolas de sucesso. É o que esta obra mostra por meio de dois estudos de caso. Ambos os estabelecimentos, cada qual com o seu perfil e a construção dos próprios caminhos, demonstram que recursos não se confundem com dinheiro e que não seria injentando cada vez mais dinheiro que se obteria proporcionalmente maior qualidade. A educação é um processo que depende basicamente de relações entre pessoas, com lideranças sérias, e da construção de um clima de exigência, segurança e gosto pela escola. Não que instalações e equipamentos sejam negligenciáveis, mas a essência da educação se encontra nas redes de relações entre as pessoas, o que, com efeito, não é fácil de construir, nem de manter. Essa é a maior riqueza de uma escola.

Candido Alberto Gomes
Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UCB

Prefácio
Apresentação
Capítulo 1 – Para falar de origens: abrindo o “parêntese” para o ponto de partida
Capítulo 2 – Conversas sobre educação
Capítulo 3 - Contribuições do locus acadêmico: a pesquisa educacional e a mudança de foco para o sucesso escolar
Capítulo 4 – Literatura da eficácia escolar: perspectivas e desafios nos caminhos percorridos
Capítulo 5 – Incursões metodológicas: o caminho desenvolvido ao encontro de uma nova concepção do espaço escolar
Capítulo 6 – Consolidando o caminho do método: aspectos gerais sobre o objeto e sujeitos da pesquisa
Capítulo 7 – Escola Maria: o estudo de caso consolidado
Capítulo 8 – Escola Maria: conjugação de evidências na superação do desafio da eficácia escolar
Capítulo 9 – Estudo de caso da Escola Ana
Capítulo 10 – Escola Ana: evidências relacionadas à eficácia escolar
Capítulo 11 – Descobrindo e descobrindo-se na teia da eficácia escolar
Referências
Sobre a autora

Magali de Fátima Evangelista Machado é doutora e mestre em educação pela Universidade Católica de Brasília. É graduada em matemática pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente é professora titular da Secretaria de Ensino do Distrito Federal (SEE/DF). Professora colaboradora voluntária (externo) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado da UCB Brasília/DF. Tem trabalhos publicados e experiência na área de educação, com ênfase em gestão educacional, políticas públicas, avaliação institucional e educação inclusiva.

Editora Liber Livro

Co-edição: UNESCO, Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, Universidade Católica de Brasília

Autora: Magali de Fátima Evangelista Machado

ISBN: 978-85-7963-101-6