17 de 135 produtos cadastrados na categoria Liber Livro

A educação em tempos de globalização neoliberal: os novos modos de regulação das políticas educacionais

Autor: António Teodoro

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7963-051-4

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

A massificação dos sistemas de educação conduziu a uma mudança de forma da escola. Escolarizar todos os jovens implica ter no sistema de ensino todos os jovens com dificuldades sociais de aprendizagem, todos os jovens conflituosos e agressivos, todos os jovens de todas as culturas marginalizadas. Significa transportar para a escola todos os problemas sociais, que, desse modo, se tornaram problemas escolares.

Introdução
Capítulo 1: Os processos de globalização
Capítulo 2: O neoliberalismo como expressão das formas de globalização hegemônica
Capítulo 3: A governação (governance) como modo de regulação do neoliberalismo
Capítulo 4: Novos modos de regulação transnacional das políticas de educação: a regulação pelos resultados e o papel das comparações internacionais
Capítulo 5: A “europeização” das políticas de educação: da exclusiva responsabilidade dos Estados nacionais à construção do Espaço Europeu de Educação
Capítulo 6: Crítica e utopística: por uma pedagogia da possibilidade na construção de políticas de educação democráticas numa era cosmopolítica
Posfácio
Referências bibliográficas

António Teodoro é professor de sociologia da educação e educação comparada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Diretor do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) e da Revista Lusófona de Educação. Co-fundador do Instituto Paulo Freire de Portugal. Vice-presidente do Comité de Investigação de Sociologia da Educação da Associação Internacional de Sociologia (RIAIPE-CYTED), deve estar: coordenador da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação. Autor de uma vasta obra sobre políticas de educação, publicada em Portugal, Brasil, EUA, França e Espanha.

Editora Liber Livro

Autor: António Teodoro