123 de 147 produtos cadastrados na categoria

Próximo »  

Infância e pedagogia histórico-crítica

Infância e pedagogia histórico-crítica

Organizadora: Ana Carolina Galvão Marsiglia


R$67,00







Nº da Edição: 1ª edição (2013)

Nº de Páginas: 304

Isbn: 978-85-7496-309-9

Dimensões: 14x21 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Formas de pagamento:

 

R$67,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$67,00
2x de R$33,50
3x de R$22,33


 

Talvez pudéssemos dizer que a maneira como os adultos respondem à pergunta “como educaremos as crianças” é bastante reveladora do que eles pensam sobre a sociedade, a vida e o futuro da humanidade. Se essa hipótese estiver correta e se analisarmos criticamente o que tem sido a educação da infância brasileira nas últimas décadas, chegaremos à conclusão de que a sociedade contemporânea resolveu deixar que o acaso decida os rumos da história. Em se tratando de uma sociedade dominada pela lógica do capital, as consequências dessa atitude não são alentadoras. Os textos reunidos neste livro guardam em comum a não aceitação dessa renúncia ao trabalho de formação intencional das novas gerações e se somam a estudos que têm preconizado a adoção da pedagogia histórico-crítica no campo da educação, opondo-se à difusão das pedagogias do aprender a aprender e reafirmando o ato de ensinar.

 

Newton Duarte
 


Agradecimentos
Apresentação
Capítulo 1: Notas sobre a educação da infância numa perspectiva marxista
José Claudinei Lombardi 
Capítulo 2: Pedagogia histórico-crítica: contribuições para a superação do conhecimento tácito na formação de professores
Lidiane Teixeira 
Capítulo 3: A centralidade do ensino como proposição crítica às concepções naturalizantes de indisciplina escolar e dos déficits de comportamento regrado
Marcelo Ubiali Ferracioli e Silvana Calvo Tuleski 
Capítulo 4: Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas.
Juliana Campregher Pasqualini 
Capítulo 5: A análise histórico-cultural da atividade infantil: teoria, pesquisa e implicações pedagógicas para o primeiro ano de vida
Giselle Modé Magalhães e Lígia Márcia Martins 
Capítulo 6: O papel da educação escolar na formação de conceitos
Lígia Márcia Martins
Capítulo 7: Educação escolar e desenvolvimento humano: a literatura no contexto da educação infantil
Angelo Antonio Abrantes 
Capítulo 8: Catarse e literatura: uma análise com base na pedagogia histórico-crítica
Nathalia Botura de Paula Ferreira 
Capítulo 9: Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica
Ana Carolina Galvão Marsiglia 
Capítulo 10: Infância e pedagogia histórico-crítica
Dermeval Saviani 
Os autores


Ana Carolina G. Marsiglia é graduada em pedagogia pela UNESP/Bauru e doutora em educação escolar pela Unesp/Araraquara. É líder do grupo de pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar (UFES), membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES) e do Grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.


Editora Autores Associados 

Organizadora: Ana Carolina Galvão Marsiglia

ISBN: 978-85-7496-309-9

Edição: 1ª edição (2013)

Número de Páginas: 304

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,300g

Capa: com colaboração de Maria Aparecida Motta. 

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$67,00
2 x R$33,50
3 x R$22,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital