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Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras

Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras

Organizadora: Elba Siqueira de Sá Barreto


R$67,00







Nº da Edição: 2ª edição (2000)

Nº de Páginas: 268

Isbn: 978-85-85701-55-0

Dimensões: 14x21 cm



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As reformas educacionais têm sido secundadas por mudanças nas determinações legais sobre o currículo, que alteram o perfil dos cursos oferecidos e o peso relativo das disciplinas no seu interior. A tais reformas segue-se, via de regra, um esforço de renovação dos conteúdos curriculares, realizado pelos órgãos gestores dos sistemas de ensino, que nem sempre corresponde a uma renovação efetiva do seu tratamento nas escolas. As prescrições governamentais sobre currículo representam, no entanto, importante acervo de contribuições a ser levado em conta quando se procura  entender as tendências que têm predominado no tratamento dos conteúdos veiculados pela escola.
De algum modo essas prescrições buscam responder às demandas feitas às instituições escolares por parte da sociedade em face das transformações sociais, culturais e econômicas pelas quais esta tem passado. Além de veiculares certos compartilhados, as orientações curriculares constituem também instrumentos legitimadores de saberes e atitudes, capazes de referenciar interesses de grupos e segmentos que disputam a hegemonia na área.
Este livro propõe a analisar as orientações curriculares prescritas oficialmente para o ensino fundamental no país, procurando contemplar aspectos da problemática mais ampla de que os currículos pretendem dar conta e, ao mesmo tempo, examinar acuradamente a evolução do tratamento conferido às diferentes áreas do conhecimento escolar. Espera desse modo poder auxiliar  no entendimento daquelas que são consideradas as atividades essenciais da escola.

 

Elba Siqueira de Sá Barreto


Apresentação: Contexto e necessidade

Tendências recentes do currículo do ensino fundamental no Brasil
Elba Siqueira de Sá Barreto 
- Por que analisar currículos oficias?
- O contexto das reformas curriculares nos anos 80
- A formação para a cidadania e os direitos sociais
- Novos paradigmas internacionais no campo da educação
- A sinalização das mudanças nas orientações curriculares brasileiras
  Inovações no âmbito das prefeituras
  O novo papel do governo federal sobre o currículo
- Referências bibliográficas 

A Língua Portuguesa nos Currículos de Final de Século
Marildes Marinho
- Apresentação: uma entrada para o leitor
- Condições de leitura de um texnto curricular: uma perspectiva de análise
- Resumindo uma loga história de disciplina de língua portuguesa
-  Da forma de organização às estratégias de leitura
- Concepção de língua e de gramática
- A escritva na escola: ler e escrever para quê?
- O texto é e não é pretexto 
- Variação linguística e relação língua oral/língua escrita
- A avaliação: um final lacônico
- Menos que uma conclusão, uma saída do autor
- Referências bibliográficas 

As propostas curriculares de matemática
João Bosco Pitombeira de Carvalho
- A evolução dos currículos de matemática no Brasil
- A metmática no ensino fundamental
- As propostas currículares de matemática
  Conteúdos
  Erros de conteúdo e conceituais
  Metodologia, ordenação e distribuição dos conteúdos
  Problemas didáticos
  Problemas com as bibliografias
  Apresentações e orientações metodológicas
  Avaliação
  Conceitos, procedimentos e atitudes
- Integração
- Considerações finais
- Referências bibliográficas 

Propostas curriculares de história: continuidade e transformações
Circe Maria Fernandes Bittencourt
- O momento da produção
- A apresentação das propostas
- Por que ensinar história
- O que e como ensinar
- Algumas reflexões
- Referências bibliográficas 

Geografia e ideologia nos currículos de 1º Grau 
Antonio Carlos Robert de Moraes
- Uma postura ético-pedagógica
- Uma postura em face da geografia
- Apreciação genérica das propostas
- Análise do currículo do estado de São Paulo
- Análise dos currículos do estado do Paraná e Santa Catarina
- Análise do currículo do estado do Rio Grande do Norte
- Considerações finais
- Referências bibliográficas 

Anotações de leitura dos parâmetros nacionais do currículo de ciências
José Luis Domingues, Elionora Koff e Itamar Moraes
- Alguns marcos do ensino de ciências no Brasil
  O ensino das verdades clássicas
  A experiência pela experiência
  A solução de problemas pelo método científico as unidades de trabalho com base na tecnologia educacional
- Projetando uma síntese: Ciência, tecnologia e sociedade
-  Referências bibliográficas

Currículo de ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação
Ivan Amosino do Amaral
- Controvérsias históricas do ensino de ciências
- Concepção de ciências e suas principais dimensões
  Concepção de educação
  Concepção de ciência
  Concepção de ambiente
- O desenvolvimento histórico do ensino de ciências
  O modelo tradicional
  O modelo da redescoberta
  As condições para uma nova mudança
  A busca de um novo paradigma curricular
  Parâmetros para um currículo nacional de ciências
- Desafios para a construção do novo paradigma de ciências
- Referências bibliográficas 

Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino fundamental
Carlos Roberto Jamil Cury
- Memória história
- Conclusão
- Referências bibliográficas 


Elba Siqueira de Sá Barreto é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora da Faculdade de Educação da USP, universidade onde se doutorou em sociologia. Tendo coordenado amplo estudo sobre as propostas curriculares elaboradas pelos estados e por alguns municípios brasileiros em anos recentes, aprofundou, juntamente com os demais autores do livro, a reflexão feita sobre o tema naquela ocasião. Aproveitou ainda a oportunidade para convidar outros estudiosos do assunto a darem também sua contribuição ao entendimento das transformações pelas quais vem passando o ideário sobre o ensino fundamental entre nós.


Editora Autores Associados

Coedição: Fundação Carlos Chagas

Organizadora: Elba Siqueira de Sá Barretto

ISBN: 978-85-85701-55-0

Edição: 2ª

Número de páginas: 268

Formato: 14x21 cm 

Peso: 0,340g 

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