2 de 41 produtos cadastrados na categoria Formação de professores

Os Bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos

Autora: Mira Stambak, Michèle Barrière, Laura Bonica, Renée Maisonnet, Tullia Musatii, Sylvie Rayna, Mina Verba

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7496-281-8

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

"A pesquisa realizada em creches (e não em laboratórios recriando situações a serem pesquisadas...) aqui publicada é pioneira na construção de um olhar que, além do desenvolvimento infantil, observa o contexto em que os bebês se desenvolvem, seja com os objetos, seja especialmente com o grupo de pares, da mesma idade e de idades diferentes e também com este adulto/a, também especial, que os observa “estranhando o familiar e familiarizando-se com o estranho” e assim cúmplice de saberes construídos entre todos/as. Assim, as crianças desde bem pequenas pensam organizando o pensamento de forma sofisticada e complexa. As brincadeiras propostas pelas professoras ou por quem ocupa o papel docente na creche são o grande desencadeador deste viver a infância plenamente, de maravilhar-se, de descobrir e de inventar.
Este livro é o segundo da coleção organizada por nós três, Ana Lúcia Goulart de Faria, Maria Carmen Silveira Barbosa e Suely Amaral Mello, que faz parte da “coleção Formação de Professores – série Educação Infantil em Movimento” da editora Autores Associados, de Campinas-SP. Ele destina-se, assim como o primeiro, Descobrir brincando, a estudiosos/as da pequena infância, professoras/es profissionais que ocupam a função docente em creches e pesquisadores/as das áreas que investigam criança pequena, tais como a psicologia, a medicina, a enfermagem, a sociologia da infância, a antropologia da infância, entre outras. O livro Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos é um convite da pesquisa acadêmica e científica francesa e italiana a desmontar preconceitos e virar o mundo adultocêntrico de ponta-cabeça para enxergar a criança desde pequenininha como construtora das culturas infantis, contribuindo para a construção da realidade social.”

Fragmento do prefácio

Agradecimentos

Prefácio

Introdução

Capítulo 1: Trocas em uma situação de brincadeiras motoras

Capítulo 2: Trocas em uma situação de exploração de objetos

Capítulo 3: Trocas em uma situação de brincadeiras de faz de conta

Capítulo 4: Brincadeiras motoras entre crianças de 12 a 18 meses

Capítulo 5: Momentos de conflito

Bibliografia

Mira Stambak era diretora do Institut National de Recherches Pédagogiques, Paris (Cresas). Promoveu, dirigiu e continua conduzindo pesquisa sobre trocas e comunicação entre crianças na primeira infância. Fundou e animou desde 1988 o Institut Européen pour le Développement des Potentialités de tous les Enfants, que reúne pesquisadores e educadoras no campo da pequena infância de diversos países europeus.

Michèle Barrière era pesquisadora do Cresas.

Laura Bonica é professora associada de psicologia do desenvolvimento na Universidade de Turim.

Renée Maisonnet está aposentada, mas teve papel fundamental ao dar início à pesquisa sobre trocas entre crianças.

Tullia Musatti era pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa de Roma no Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, ocupando-se de pesquisa sobre processos cognitivos e de socialização das crianças na primeira infância e de análises e avaliação da educação infantil em criches e pré-escolas.

Sylvie Rayna é professora na Université de Paris 13, muto ativa na condução e promoção de estudos sobre a psicopedagogia da primeira infância.

Mina Verba era pesquisadora do CNRS no Cresas e também no Laboratoire de Psychologia du Développmente CNRS-Université de Paris V. É autora de inúmeros estudos sobre interação entre crianças pequenas.

Autoras: Mira Stambak, Michèle Barrière, Laura Bonica, Renée Maisonnet, Tullia Musatii, Sylvie Rayna, Mina Verba

Tradução: Suely Amaral Mello e Maria Carmen Silveira Barbosa

Revisão técnica: Ana Lúcia Goulart de Faria