10 de 41 produtos cadastrados na categoria Formação de professores

Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro

Organizadores: Pedro Laudionor Goergen & Dermeval Saviani

Nº da Edição: 2ª Edição (2000)

Isbn: 978-85-85701-62-8

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

Este livro nasceu da convicção de que o olhar internacional pode ajudar a colocar sob nova luz velhos problemas que afetam a formação de professores, há décadas objetos de muitos debates mas sem alcançar resultados suficientemente satisfatórios nos últimos anos. A Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reacendeu o debate, ao incluir, em seu texto, pontos polêmicos como o do lugar da formação de professores. Resultada, pois, na busca de experiências úteis ao encaminhamento de nossos problemas.
Os textos reunidos neste volume trazem significativa contribuição para estimular a discussão em torno deste tema de tão vital importância para o futuro da sociedade brasileira, que é a formação de seus professores, a qual pode ser considerada a questão nevrálgica de toda reforma de ensino que pretenda produzir efeitos duradouros. De fato, sem a sua adequada solução qualquer reforma estará limitada, quando muito, a resultados efêmeros.

Prefácio à 2ª edição

Apresentação

Introdução

O sistema de ensino e a formação de professores na Alemanha
Pedro Goergen
- Debate com Célio da Cunha

A formação do professor no Japão: questões atuais
Lili K. Kawamura
- Debate com Luis Carlos de Menezes

O problema da formação de professores na Itália
Dermeval Saviani
- Debate com Eunice Ribeiro Durham

História da educação e da sociedade canadense: a formação de professores para a escolar elementar, 1836-1970
Ediógenes Aragão Santos
- Debate com Luis Carlos de Menezes

Formação de professores na escola cubana: o processo nas séries iniciais
Helena costa Lopes de Freitas
- Debate com Iria Brzezinski

A história da formação de professores na Colômbia: uma busca de identidade profissional
Martha Cecilia Herrera
- Debate com Elza Garrido

Sobre os autores

Dermeval Saviani, formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (UNICAMP, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCAR, PUC-SP e UNICAMP, diretor associado da Faculdade de Educação da UNICAMP, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio-fundador da ANPED, CEDES, ANDE, CEDEC e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz de produção científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).

Pedro Goergen se formou em filosofia (Viamão), em 1968. Após um ano de residência em Roma, onde estudou história romana e frequentou o Instituto Goethe, realizou o doutoramento na Maximilians Universität de Monique (1975). Posteriormente, fez curso de pós-doutorado na Universidade de Bochum (1982) e no Instituto Max Planck para pesquisa educacional em Berlim (1997). Desde 1976, é professor de filosofia e de teoria educacional da Unicamp, a qual foi diretor em 1984 e 1988. Exerceu, ainda, entre 1988 e 1994, a função de Assessor de Relações Internacionais da Unicamp e prestou assessoria à Fundação Memorial da América Latina de são Paulo, entre 1990 e 1994.

Organizadores: Pedro Goergen e Dermeval Saviani

ISBN: 978-85-85701-62-8