Você sabia que na Editora Autores Associados o... Postado em notícias
NEWSLETTER
Notícias
-
05/07/13 08:58
Frete Grátis
-
27/06/13 11:53
Cadastro de novos clientes
Caros Clientes,
Visando uma experiência de... Postado em notícias
- Principal >
- Formação de professores >
- Formação continuada de professores de ciências no âmbito ibero-americano

Uma educação básica de qualidade, num mundo em que os conhecimentos técnicos-científicos não podem mais ser exclusividade de especialistas mais sim condições para a cidadania e para o trabalho, exige que os professores das várias ciências estejam sendo permanentemente atualizados em suas disciplinas e nos processos de aprendizado. contudo, diante de carências formativas iniciais muito grandes, atualização é quase um eufemismo.
Este livro, que integra uma coleção tratando dos muitos aspectos da formação e da profissão docente, apresenta análises da condição atual da formação continuada dos professores de ciências e orienta a concepção de programas de formação, seu tratamento didático e a escolha de seus conteúdos. Traz ainda estudos de caso de programas de alcance internacional, nacional e unidisciplinar de formação continuada, um estudo de fases e tendências por que passou o ensino de ciências, assim como um conjunto de recomendações gerais.
Apresentação
Reflexões e análises
Análise da formação continuada e permanentes dos professores de ciências ibero-americanos
Jaime Carrascosa
Características convergentes no ensino de ciências nos países ibero-americanos e na formação de seus professores
Luis Carlos de Menezes
Orientação para o planejamento de programas de formação continuada
Eugenio R. Fuenzalida
Orientações didáticas para a formação continuada de professores de ciências
Daniel Gil Pérez
Algumas reflexões sobre o conteúdo e a temática na formação continuada e permanentes de professores de ciências
Hugo Tracárico
Relatos de casos
"Forciências": um projeto de cooperação para a formação continuada de professores de ciências
Antonio Guitiérrez
A formação continuada de professores de ciências em Portugal
Luisa Orvalho
A formação permanente de professores de ciências em Cuba
Armando Cruz
Formação de professores e ensino de ciências: tendências nos anos 90
Myriam Krasilchik
Projeto disciplinar de formação continuada de professores de física - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF)
Yassuko Hsoume
Recomendações
Necessidades formativas dos professores de ciências em serviço e programa de formação continuada decorrente
Estratégias de formação permanentes
Políticas educacionais capazes de favorecer a formação permanente dos professores
Luis Carlos de Menezes é professor no Instituto de Física da Universidade de São Paulo e integrante do NUPES, São Paulo, Brasil.
Editora Autores Associados
Coedição: NUPES, CEI
Organizador: Luis Carlos de Menezes
ISBN: 978-85-85701-38-3
Edição: 2ª edição (2001)
Número de páginas: 170
Formato: 14x21 cm
Peso: 0,225g