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Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio

Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio

Autora: Lidia Maria Rodrigo


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Nº da Edição: 1ª edição (2009)

Nº de Páginas: 280

Isbn: 978-85-7496-220-7

Dimensões: 14x21 cm



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A escola durante esse período mudou muito. Antes, quando a filosofia reinava no ambiente escolar básico, a educação era, inclusive, mais elitizada. Atualmente, a escola passou por várias transformações, uma delas é a massificação crescente. Ou seja, vários estratos sociais foram inclusos na escola e estes com nível de conhecimento bastante abaixo se comparado com as crianças de 1970.
Até que a escola esteja cada vez mais se tornando uma escola de todos e para todos, sem dúvida significa um avanço, não um retrocesso. Contudo, como a filosofia será inserida nessa escola massificada? O receio é que a disciplina seja “nivelada por baixo” em vez de servir para crescimento de todos.
Por esse motivo, ao longo do livro a autora propõe alternativas que ajudam o professor a desenvolver a filosofia no ensino médio. Para isso, a autora coloca em questão a prática docente, fala da importância de aulas expositivas em harmonia com as participativas, sugere textos teóricos para leitura, orienta essas leituras e propõe exercícios, de modo prático não só para o professor de filosofia no ensino médio, mas para o professor de humanidades de modo geral. Planejar as atividades e métodos avaliativos também são sugeridos pela autora para criação de um plano de aula consistente.


Prefácio : Para enfrentar os desafios de ensinar filosofia na educação média brasileira
Sílvio Gallo
Introdução
Primeira parte: Teoria
Capítulo I: A didática da filosofia na escola de massa
1. Um novo estatuto disciplinar
2. A filosofia e o homem comum
2.1 relação com o senso comum
2.2 Filosofia e democracia
3. Possibilidades e limites da filosofia numa escola de massa
4. Sentido e objetivos da filosofia no nível médio
5. Necessidade de uma didática específica
Capítulo II: Forma e conteúdo do ensino: como e o que ensinar  
1. Primeiro obstáculo: a motivação do aluno
2. A questão dos conteúdos programáticos
2.1 Abordagem sistemática
2.2 Abordagem histórica
2.3 Ensinar filosofia ou ensinar a filosofar: um falso dilema
2.4 História da filosofia: o passado reposto a partir das indagações do presente
2.5 Organização dos conteúdos programáticos
3. Aspectos formais da aprendizagem filosófica
3.1 Problematizar para ssumir uma postura filosófica
3.2 Conceituar para saber do que fala
3.3 Argumentar para saber se o que se diz é verdadeiro
Capítulo III: Aspectos didático-pedagógicos da docência filosófica
1. Especificidade do trabalho docente
2. Procedimentos de ensino
2.1 A aula expositiva
2.2 A leitura de textos filosóficos
2.3 Os exercícios
2.3.1 Exercícios orais
2.3.2 Exercícios escritos
3. Recursos bibliográficos: o texto filosófico e o texto didático
4. Algumas considerações sobre avaliação
Segunda parte: Prática
Capítulo IV: Planejamento das atividades: a unidade didática
Unidade didática 1 - Caracterização da filosofia
Unidade didática 2 - O sentido da linguagem
Unidade didática 3 - Linguagem e pensamento
Unidade didática 4 - O conhecimento científico
Unidade didática 5 - Da dúvida à certeza: o racionalismo de Descartes
Unidade didática 6 - O empirismo clássico
Unidade didática 7 - O Iluminismo
Unidade didática 8 - Ética e política
Unidade didática 9 - Locke e o liberalismo clássico
Unidade didática 10 - A ideologia na perspectiva marxista
Unidade didática 11 - O tema da liberdade sob dois pontos de vista
Bibliografia
Sobre a autora


Lidia Maria Rodrigo é licenciada em Filosofia pela Puccamp. Em 1984, obteve título de mestre em Filosofia da Educação pela Unimep, com dissertação intitulada Aventuras e desventuras da filosofia no Brasil: o nacionalismo no pensamento filosófico e, em 1996, doutorou-se em Filosofia pelo IFCH da Unicamp com a tese O imaginário do poder e o poder do imaginário em Maquiavel. Publicou O nacionalismo no pensamento filosófico: aventuras e desventuras da filosofia no Brasil (1988) e Maquiavel: educação e cidadania (2002), ambos pela editora Vozes, além de capítulos de livros e vários artigos em revistas especializadas. Lecionou na Pontifícia Universidade de Campinas, na Universidade Metodista de Piracicaba e na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia da FE-Unicamp, nas linhas de pesquisa “Epistemologia e Teorias da Educação” e “Ensino de Filosofia”.


Editora Autores Associados

Autora: Lidia Maria Rodrigo

ISBN: 978-85-7496-220-7

Edição: 1ª edição (2009)

Número de páginas: 280

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,400g

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