6 de 41 produtos cadastrados na categoria Formação de professores

Próximo »  

Educação infantil e percepção matemática

Educação infantil e percepção matemática

Autor: Sergio Lorenzato


R$54,00







Nº da Edição: 3ª Edição (2011)

Nº de Páginas: 202

Isbn: 978-85-7496-153-8

Dimensões: 16x23 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$54,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$54,00
2x de R$27,00
3x de R$18,00


 

LIVRO FINALISTA DO 49º PRÊMIO JABUTI 2007 NA CATEGORIA DIDÁTICO OU PARADIDÁTICO DO ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

Este é um livro para educadores responsáveis pelo desenvolvimento da percepção matemática da criança em idade pré-escola; é, também, útil aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pois trata dos principais aspectos que compõem o conhecimento matemático da criança: o espacial, o numérico e o de medida. cada aspecto é desvelado por duas facetas: uma que revela a essência de sua constituição e outra que visa a ação pedagógica do professor junto à criança. A obra está assim estruturada:
Perfil da criança pré-escola e concepção atual de educação infantil;
Princípios facilitadores do desenvolvimento infantil e função do professor;
Percepção matemática: número, suas funções e dificuldades para sua aprendizagem; geometria da criança; mediação e suas interpretações; 200 atividades didáticas, com objetivos e sugestões de material didático.


Aos professores de educação infantil

Capítulo 1: Quem é a criança pré-escolar ou com quem trabalharemos?
1. Algumas características
2. Pensamento intuitivo 

Capítulo 2: O novo perfil da educação infantil ou por que ir à pré-escola

Capítulo 3: Princípios em que acreditamos ou facilitadores do desenvolvimento do pensamento infantil

Capítulo 4: A função do professor de educação infantil ou o que as crianças esperam de nós?

Capítulo 5: A percepção matemática ou por onde começar?
1. Correspondência
2. Comparação
3. Classificação
4. Sequenciação
5. Seriação
6. Inclusão
7. Conservação
8. Resumindo 

Capítulo 6: As multifacetas do número ou o número e suas funções
1. O zero
2. A contagem oral
3. Troca (dezena)
4. Ordinal e cardinal
5. Ler e escrever números
6. As quatro operações e a educação infantil
7. Simbolização de situações vivenciadas ou o processo de resolução de problemas 

Capítulo 7: O senso espacial ou a geometria das crianças
- Habilidades para percepção espacial
- Jogos dos sete erros
- Onde está o bicho? 

Capítulo 8: O senso de medida ou diferentes interpretações da medição

Capítulo 9: Indo para a sala de aula ou atividades contextualizadas
1. Antes do começo
2. Seguestões de atividades contextualizadas 

Capítulo 10: Sugestões de materiais didáticos/atividades ou ideias para acontecer em sala de aula
1. Correspondência
2. Comparação
3. Classificação
4. Sequenciação
5. Seriação
6. Inclusão
7. Conservação
8. Senso espacial
9. Senso topológico
10. Senso numérico
11. Senso de medida
Capítulo 11: Recados de crianças ou convites à reflexão
- Recado 1 - O menino chorão
- Recado 2 - Piscina do vovô
- Recado 3 - O jumbo 
- Recado 4 - A mágica
- Recado 5 - Saco de surpresa
- Recado 6 - Velhice branca
- Recado 7 - Idade boa
- Recado 8 - A camisa do Bebeto
- Recado 9 - Um chip a mais
- Recado 10 - Três é mais que dois?
- Recado 11 - Sol preto
- Recado 12 - O metrô
- Recado 13 - A sobremesa
- Recado 14 - O corredor
- Recado 15 - O presente
- Recado 16 - O bicho
- Recado 17 - Como (não) atravessar a rua
- Recado 18 - As freiras
- Recado 19 - Vinte e quatro pés
- Recado 20 - Tirar o olho
- Concluindo 

Bibliografia

Sobre o autor 


Sergio Lorenzato, natural de São Carlos (SP), é licenciado em matemática (UNESP/Rio Claro), mestre em educação (UnB/Brasília), doutor em educação (Unicamp/Campinas) e pós-doutor em educação matemática (Université Laval/Canadá). Sempre atuando na formação inicial e continuada de professores, ministrou cursos em todos os países da América Latina e em todos os estados do Brasil. Desempenhou funções de administração universitária em diversas instituições de ensino. Foi co-fundador do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEPEM) e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação Matemática na Faculdade de Educação da Unicamp, onde atua como docente. Dedica-se à divulgação da educação matemática, ministra cursos e conferências e escreve livros e artigos.


Editora Autores Associados

Autor: Sergio Lorenzato

ISBN: 978-85-7496-153-8

Edição: 3ª edição (2011)

Número de páginas: 202

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,340g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$54,00
2 x R$27,00
3 x R$18,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital