5 de 41 produtos cadastrados na categoria Formação de professores

Próximo »  

Didática de Ciências Naturais na Perspectiva Histórico-Crítica

Didática de Ciências Naturais na Perspectiva Histórico-Crítica

Autor: Antonio Carlos Hidalgo Geraldo


R$49,00







Nº da Edição: 2ª Edição (2014)

Nº de Páginas: 192

Isbn: 978-85-7496-331-0

Dimensões: 14x21 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$49,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$49,00
2x de R$24,50
3x de R$16,33


 

O professor Hidalgo traz um inventário dos principais autores de ensino de ciências e que discutiram a complexidade entre ensinar ciências com o conhecimento já acumulado do aluno. Nesse processo, a figura do professor é fundamental para o aprendizado real, que seja assimilado-construído pelo aluno para além de um conteúdo decorado somente para a prova.

Nesse sentido, o autor lança mão do método didático de Dermeval Saviani, a pedagogia histórico-crítica, que consiste grosso modo em uma forma de resgatar elementos históricos, ensinar trazendo ao processo o conhecimento do aluno e superando esse conhecimento para o efetivo aprendizado e formação crítica do aprendiz.

 


Palavras ao leitor
Introdução
I. Fundamentos Teóricos para uma Didática de Ciências Naturais na Perspectiva Histórico-crítica
1. Homem, sociedade, cultura e educação
2. A formação do indivíduo e as práticas educativas: aspectos gerais
3. A educação, a educação escolar e a pedagogia
4. Principais postulados da pedagogia histórico-crítica
5. Pedagogia e didática
6. Didática geral e didática especial
II. Conhecimento Científico e Ensino de Ciências Naturais
1. Características fundamentais do conhecimento científico
2. A ciência e sua importância no mundo contemporâneo
3. Esboço do desenvolvimento histórico-social do conhecimento científico
4. Conhecimento científico e ensino
III. O Objeto de Estudo e os Elementos Fundamentais da Didática do Ensino de Ciências Naturais
1. Objetivos do ensino de ciências naturais
2. Objetivos específicos
3. O s conteúdos do ensino
4. A aprendizagem escolar
5. Método de ensino
6. A s técnicas didáticas
7. O processo de ensino (estrito senso)
IV. A Aula como Unidade Estrutural e Articulada do Processo de Ensino
- Modelo de plano de aula
- Exemplo de um plano de aula
Referências Bibliográficas
Sobre o Autor


Antonio Carlos Hidalgo Geraldo é licenciado em ciências pela UFMT. Mestre em educação pela mesma universidade. Doutor em educação pela Faculdade de Ciências da Unesp, campus Bauru. 

Professor da UFMT e se dedica, principalmente, ao campo da didática geral e de ciências naturais.


Editora Autores Associados 

Organizador: Antônio C. Hidalgo Geraldo

ISBN: 978-85-7496-331-0

Edição: 2ª Edição (2014)

Páginas: 192

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,250g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$49,00
2 x R$24,50
3 x R$16,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital