28 de 41 produtos cadastrados na categoria Formação de professores

Próximo »  

Aprender pela vida cotidiana

Aprender pela vida cotidiana

Organizadores: Gilles Brougère & Anne-Lise Ulmann


De R$73,00

Por R$10,00







Nº da Edição: 1ª edição (2013)

Nº de Páginas: 332

Isbn: 978-85-7496-270-2

Dimensões: 16x23 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

De R$73,00

Por R$10,00

Parcele em até 1x sem juros
1x de R$10,00


 

O que se pode aprender de interessante em um dia a dia rotineiro, e, às vezes, maçante? Essas aprendizagens são realmente saberes? O que elas podem produzir se não há oportunidades iguais para todos? As questões anteriores vêm mostrar que nossa visão de mundo, embotada pela rotina e condicionada pela preeminência da instituição de ensino, não enxerga mais os recursos do cotidiano. Em resposta a essas questões, esta obra dá a profissionais, como os pesquisadores, a oportunidade de descobrir a grande quantidade de saberes adquiridos na vida cotidiana e por meio dela. Ultrapassando os debates recorrentes sobre a hierarquia entre saberes teóricos e práticos, de conhecimento geral e prático, este livro lança novas perspectivas de ação ao mostrar como as aprendizagens formais e informais ecoam uma na outra e se completam.


Introdução: Sair da sombra: as aprendizagens cotidianas
Gilles Brougère e Anne-Lise Ulmann
- Uma convenção redacional 

Primeira parte: Aprender nos espaços sociais

Capítulo 1: Vida cotidina e aprendizagens 
Gilles Brougère
- Eu li - Educação informal, os efeitos formadores no cotidiano
  Abraham Pain 
- Eu li - Ensino e parendizagem informais, um estudo do desenvolvimento cognitivo do cotidiano em uma comunidade grega 

Capítulo 2: Um exemplo de aprendizagem na vida cotidiana: aprendizagens doméstica em Marrocos
Hakima Mounir  

Capítulo 3: A educação ao longo da cidade
Alain Vulbeau
- Do lado da pesquisa -  Os pass'passistas da cidade 

Capítulo 4: A experiência do migrante: a aprendizagem como ruptura subjetiva
Philippe de Leener
- Olhar do ator: Patricia Delord, psicanalista da Association France, terra de asilo 

Segunda parte: Aprender às margens do universo escolar

Capítulo 5: O pátio de recreio: lugar de socialização e de cultura infantis
Julie Delalande
- Eu li - Jogo de gênero, meninas e meninos na escola
  Barrie Thorne
- Olhar do ator: Joséphine, 10 anos, classe de CM2 

Capítulo 6: As temporadas no estrangeiro: aprender apesar da instituição escolar?
Lucett Colin
- Na prática: O Programa Voltaire: imersão de longa duração e aprendizagens 

Capítulo 7: Colônias de férias e vida cotidiana
Jean Haussaye
- Eu li - Uma política da infância, do patronato aos centros de lazeres
  Francis Lebon
- Do lado da pesquisa: O poder às crianças 

Capítulo 8: Jovens entre escola e trabalho
Ismaël Ghodbane
- Perguntas a Bertrand Schwartz, membro do Conselho Econômico e social
- Eu li - Unindo a sociedade. Interação social e aprendizado na adolescência e juventude
  A.-N. Perret-Clermont et al 

Terceira parte: Aprender com o lazer

Capítulo 9: Lazer e aprendizagem
Gilles Brougère
- Eu li - A ambiguidade do brincar
  Brian Sutton-Smith
- do lado da pesquisa: Jogo e aprendizagem social: o exemplo de uma comunidade rural portuguesa 

Capítulo 10: Aprender pela mídia
Jean Retschitzki
- Eu li - As novas prátricas de comunicação, cultura mobile
  André H. Caron, Letizia Caronia
- Do lado da pesquisa: Os efeitos cognitivos dos jogos eletrônicos 

Capítulo 11: Lazer digital e comunidades virtuais: espaços de aprendizagem?
Vincent Berry
- Eu li - A teoria das comunidades de prática. Significado, aprendizagem e identidade
  E. wenger
- Perguntas a James Gee, professor de Estudos da Alfabetização, Arizona State University 

Quarta parte: aprender no trabalho

Capítulo 12: Os saberes da prática profissional
Anne-Lise Ulmann
- Eu li - A transmissão de saberes
  G. Delbos e P. Jorion
- Do lado da pesquisa: A atividade dos dirigentes 

Capítulos 13: As aprendizagens profissionais nas organizações
Philippe Carré
- Eu li - A necessidade do ensino informal
  F. Coffield
- Ei li - Ensino informal no local de trabalho - desmascarando os recursos de desenvolvimento huamno
  J. Garrick
- Do lado da pesquisa: As aprendizagens profissionais informais 

Capítulo 14: A carreira: adeus formação, viva o acompanhamento!
Jean-Yves Robin
- Eu li - Carreiras nômades, os ensinamentos de uma comparação internacional
  L. Cdin, A.-F Bender e V. de Saint-Giniez 

Capítulo 15: Traços de aprendizagens na escrita do dossiê de VAE
Martine Morisse
- Eu li - VAE, quando a experiência se faz saber. Acompanhando a validação do aprendizado
Alex Lainé 

Quinta parte: Aprender pela vida política e associativa

Capítulo 16: Aprender fazendo: democracia participativa e educação para a cidadania
Daniel Schugurensky
- Eu li - Aprender na ação social. Uma contribuição para o entendimento da educação informal
Griff Foley
- Olhares de atores: Testemuinhos de cidadãos envolvidos no orçamento participativo de Porto Alegre (Brasil) 

Capítulo 17: Os saberes sindicais
Renato de Ruzza
- Olhar do ator: Isabelle Bouquet, delegada regional da Confederação Francesa regional do Trabalho (CFDT)  

Capítulo 18: A experiência associativa
Stéphane Hanczyk
- Perguntas a Dan Ferrand-Bechmann, professor da Universidade Paris 8
- Na prática: A Afev: estudantes que aprendem de outro modo 

Sexta Parte: Quais teorias para as aprendizagens no cotidiano?

Capítulo 19: A socialização no cotidiano: os trunfos de uma etnografia do minúsculo
Régine Sirota
- Eu li - A sociologia da infância
William Corsaro
- Do lado da pesquisa: Classes sociais e "criação" dos filhos 

Capítulo 20 | Nicho de desenvolvimento e abordagem intercultural
Lysette Ngeng
- Eu li - Tecendo gerações juntas: o envolvimento da criatividade nos maias de Chiapas
  P. M. Greenfield
- Perguntas a Pierre Dasen, professor da Universidade de Genebra 

Capítulo 21: Uma teoria da aprendizagem adaptada: a aprendizagem como participação
Gilles Brougère
- Eu li - Aprendizagem situada: participação periférica legítima
  J. Lave e E. Wenger
- Perguntas a Barbara Rogoff, professora da Universidade da Califórnia, Santa Cruz 

 Lista de autores


Gilles Brougère, professor de ciências da educação na Universidade de Paris 13, coordena Experience, grupo de pesquisa da Universidade de Paris 13 e da Universidade de Paris 8, formado por uma equipe de pesquisadores especializada nas aprendizagens fora da escola. Ele realiza pesquisas sobre as relações entre jogos, lazer e educação e sobre educação pré-escolar comparada.

 

Anne-Lise Ulmann, doutora em ciências da educação, leciona no Conservatoire National de Arts e Métiers (CANAM) a disciplina engrenharia da educação e análise do trabalho. Ela realiza pesquisa sobre a relação dos lugares de formação e de trabalho. Anteriormente trabalhou no setor de RH e no conselho de empresas.


Editora Autores Associados 

Organizadores: Gilles Brougère e Anne-Lise Ulmann 

ISBN: 978-85-7496-270-2

Edição: 1ª edição (2013)

Número de Páginas: 332

Tradução: Francês para Português

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,640

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$10,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital