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A formação política do professor de 1º e 2º graus

A formação política do professor de 1º e 2º graus

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro


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Nº da Edição: 4ª Edição (1995)

Nº de Páginas: 152

Isbn: 978-85-85701-06-2

Dimensões: 14x21 cm



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Este livro é precioso. Debraça-se sobre a prática dos professores procurando captar o seu aspecto político e politizante.
O magiestério, enquanto atividade que se realiza objetivamente, é político porque se insere diretamente na luta pela socialização da cultura sob hegemonia burguesa versus hegemonia operária. E é politizante porque no exercício prático do magistério os professores se formam politicamente descobrindo a exigência de se atingir níveis de orgzanição capazes de articular o conjunto da categoria dos professores com interesses das camadas trabalhadoras.
Trata-se de um livro obrigatório a todo professor que queira conhecer a categoria profissional à qual pertence e que esteja interessado em compreender o significado social de seu trabalho. Daí, sua inegável importância para os cursos de formação de educadores.

 

Dermeval Saviani 


Prefácio à 4ª edição

Apresentação

A escola
1. Aspectos positivos da escola na concepção-realização burguesa
1.1 O fenômeno da incorporação da maioria das crianças em idade escolar
1.2. O fênomeno da escola transformada em organismos de socialização de cultura
2. A luta pela concepção-realização de uma escola pública popular
2.1. A pressão de fora para dentro: o novo "educador"
2.2. A pressão de dentro da escola: a ação organizada de educadores e estudantes 

O professor
1. A importância do caráter intelectual do trabalho do professor
1.1. O lado teórico-prático (intelectual-manual) do trabalho do professor
1.2. O caráter político-dirigente do trabalho intelectual
1.3. O caráter organizador do trabalho intelectual
1.3.1. A organização do trabalhador intelectual como categoria profissional
1.3.2. As lideranças no trabalho de organização do trabalhador intelectual 

A prática dos professores paulistas enquanto categoria profissional (análise)
1. O contexto mais imediato em que a prática dos professores se realiza
1.1. A sociedade brasileira de 64 a 74
1.2. A sociedade brasileira de 74 a 80
2. A prática político-sindical dos professores
3. A formação política dos professores
3.1. A formação política na prática político-sindical
3.2. O partido e a formação política dos professores
3.2.1. A importância do movimento estudantil na explicação do caráter político do intelectual enquanto funcionamento de superestrutura
3.2.2. A importância da escola enquanto um centro efetivo de cultura
3.3. A categoria profissional na formação política dos professores 

Conclusão

Bibliografia


Maria Luisa Santos Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em filosofia da educação pela PUC-SP. Foi professora do Programa de Mestrado em Educação na mesma Universidade 


Editora Autores Associados

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro

ISBN: 978-85-85701-06-2

Edição: 4ª edição (1995)

Número de páginas: 152

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,190g

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