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Do princípio da arte e de sua destinação social

Do princípio da arte e de sua destinação social

Autor: P. J. Proudhon


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Nº da Edição: 1ª Edição (2009)

Nº de Páginas: 256

Isbn: 978-85-62019-05-0

Dimensões: 16x23 cm



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A organização deste livro, constituído por diversos escritos, foi interrompido pela morte do autor em janeiro de 1865. Pouco depois, um grupo de seis amigos de Proudhon reuniu os textos que faltavam para completá-lo e publicou o conjunto sob o título Do princípio da arte e de sua destinação social. Nossa tradução brasileira é fiel à primeira edição, e inclui as explicações dos responsáveis por ela, expostas na Advertência ao leitor.
Os escritos de Proudhon sobre Courbet, fulcro de seu texto, foram analisados e criticados por Émile Zola num texto de grande importância para o debate sobre as artes modernas no século XIX. Por esta razão, incorporamos também o escrito de Zola, que vem no final, e que permitirá ao leitor ampliar sua percepção de tais questões. 


Capítulo I: Questão geral levantada pelos ensaios de Courbet. – Contradição das escolas: Necessidade de uma solução 

Capítulo II: Do princípio da arte, ou da faculdade estética do homem

Capítulo III: Do ideal – Objetivo e definição da arte

Capítulo IV: Evolução histórica – Egito: Arte típica, simbólica, alegórica; liberdade e força de coletividade na arte 

Capítulo V: Grécia: Culto da forma, idealismo idolátrico – Corrupção da sociedade pela arte; reação iconoclasta 

Capítulo VI: A Idade Média: Idealismo ascético 

Capítulo VII: O Renascimento: Reabilitação da beleza; idealismo ambíguo. Corrupção nova 

Capítulo VIII: A Reforma: A arte humaniza-se; prelúdio de uma renovação estética e forma

Capítulo IX: Revolução Francesa: Os clássicos e os românticos 

Capítulo X: Confusão e irracionalidade da arte durante a primeira metade do século XIX. David, E. Delacroix, Ingres, David (de Angers), Rude, L. Robert, H. Vernet 

Capítulo XI: Opinião de Chenavard sobre a degenerescência da arte e o fim próximo da humanidade. – Dificuldades encontradas pela arte no século XIX. A escola dita realista nasce da irracionalidade geral

Capítulo XII: Em que termos se afirmou a nova escola. – Exame de alguns quadros de Gustave Courbet: 1° Os Camponeses de Flagey ou o Retorno da feira 

Capítulo XIII: Continuação do mesmo assunto: a Fiandeira, o Enterro em Ornans, a Banhista 

Capítulo XIV: Caráter da arte no período que está começando: definição da nova escola 

Capítulo XV: Confirmação da teoria criticista. – Os Quebradores de pedras. As Senhoritas do Sena 

Capítulo XVI: Da prostituição na arte. – Severidade da escola crítica. Vênus e Psiquê 

Capítulo XVII: Os Párocos ou O Retorno da Conferência 

Capítulo XVIII: Courbet: sua personalidade. – Minhas restrições 

Capítulo XIX: As escolas: conservação e progresso 

Capítulo XX: Beleza divina e beleza humana 

Capítulo XXI : Afirmação da escola crítica. – Objeções. – Incidente pessoal 

Capítulo XXII: Da arte em suas relações com a consciência 

Capítulo XXIII: Testemunhos estéticos da consciência nacional. – Monumentos e embelezamentos modernos de Paris

Capítulo XXIV: Costumes artísticos. – Simples conselhos 

Capítulo XXV: Conclusão

Anexo: Proudhon e Courbet (Émile Zola)


Pierre-Joseph Proudhon (Besaçon, 15 de janeiro de 1809 - Paris, 19 de janeiro de 1865) era filho de família pobre, trabalhou desde cedo em uma tipografia, onde conheceu as ideias liberais e socialistas. Em 1838, graduou-se e, em 1840, publica Qu'est-ce que la proprété?, que o torna conhecido.


Editora Autores Associados

Autor:  P. J. Proudhon

ISBN: 978-85-62019-05-0

Tradutor: Antonio de Padua Danesi

Edição: 1ª edição (2009)

Número de páginas: 256

Tradução: Francês para Português

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,400g

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