86 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB (1961/1966)

Autor: Osmar Fávero

Nº da Edição: 1ª Edição (2006)

Isbn: 978-85-7496-183-5

Dimensões: 16x23 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

Os movimentos de cultura e educação popular nascidos no início dos anos de 1960 operam um salto qualitativo em relação às campanhas e mobilizações governamentais contra o analfabetismo de jovens e adultos ou à educação rural dos anos de 1940 e 1950. São propostas qualitativamente diferentes das ações anteriores. E o que as faz radicalmente diferentes é o compromisso explicitamente assumido em favor das classes populares, urbanas e rurais, assim como o fato de orientarem sua ação educativa para uma ação política. Uma geração de jovens vindos da Ação Católica, principalmente de seus ramos estudantil e universitário, colabora na criação e lidera vários desses movimentos, em alguns casos lado a lado com os marxistas.
Em particular, a criação do MEB (Movimento de Educação de Base) expressa o deslocamento da Igreja católica institucional em direção às classes populares. No entanto, a proposta e as práticas iniciais do MEB, oriundas de experiências anteriores realizadas em estreita colaboração com o Estado, são bastante tradicionais. Mas, após dois anos de experiência, por exigência da própria prática e por influência daquela geração, redefiniu seus objetivos e reviu sua metodologia, em função de uma nova opção ideológica, sintetizada na conscientização. Em decorrência, deu nova dimensão à educação base, nucleou o trabalho com as escolhas radiofônicas e, apesar da crise provocada pelo golpe militar de 1964, ampliou o contato direto com as bases, na perspectiva de uma verdadeira pedagogia da participação popular.

Índice de siglas
Prefácio
Celso de Rui Beisiegel
Capítulo 0: Apresentando
Capítulo 1: Raízes
Capítulo 2: Redefinições
Capítulo 3: Contradições
Capítulo 4: Sistema radioeducativo
Capítulo 5: Material didático
Capítulo 6: Animação popular
Capítulo 7: Formação de quadros
Capítulo 8: Uma pedagogia da participação popular
Referências bibliográficas
Anexo
Sobre o autor
Sobre o ilustrador

Osmar Fávero é doutor em educação pela PUC-SP, é professor titular aposentado da UFF, na qual continua atuando como docente e pesquisador no Programa de Pós-graduação em educação.
Anteriormente trabalhou no MEB, cujos primeiros anos de ação descreve e analisa neste livro, e no Incra, encarregando-se da elaboração e implantação de programas socioeducacionais junto a assentados em projetos e núcleos de reforma agrária.
Há muitos anos estuda a história da educação de jovens e adultos no Brasil e realiza pesquisa sobre a situação atual dessa modalidade de educação.

Autor: Osmar Fávero

Ilustrações: Paulo Cheida Sans