26 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Próximo »  

Uma didática para a pedagogia histórico-crítica

Uma didática para a pedagogia histórico-crítica

Autor: João Luiz Gasparin


R$49,00







Nº da Edição: 5ª Edição (2009)

Nº de Páginas: 208

Isbn: 978-85-7496-054-8

Dimensões: 14x21 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$49,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$49,00
2x de R$24,50
3x de R$16,33


 

O livro é uma alternativa de ação docente-discente na qual o professor não trabalha pelo aluno, mas com o aluno. A proposta de trabalho pedagógico consiste no uso do método dialético prática-teoria-prática.
O autor divide a nova didática em cinco passos, e cada um deles tem como objetivo envolver o educando na aprendizagem significativa dos conteúdos. Desta forma, os conteúdos e os procedimentos didáticos são estudados na interligação que mantém com a prática social dos alunos.
O livro destina-se a professores do ensino fundamental e médio que desejam oferecer aos educandos uma possibilidade de aprender criticamente o conhecimento científico. Professores do ensino superior encontrarão nele um novo caminho para seu trabalho na formação das competências e habilidades dos futuros mestres. 


Apresentação 
Dermeval Saviani
Introdução
Parte I: Prática social: nível de desenvolvimento atual do educando
Capítulo 1: Prática social inicial do conteúdo: o que os alunos e o professor já sabem 
1. Fundamentos teóricos
2. Procedimentos práticos
3. Exemplo
Parte II: Teoria: zona de desenvolvimento imediato do educando
Capítulo 2: Problematização: explicitação dos principais problemas da prática social 
1. Fundamentos teóricos
2. Procedimentos práticos
3. Exemplo
Capítulo 3: Instrumentalização: ações didático-pedagógicas para a aprendizagem 
1. Fundamentos teóricos
2. Procedimentos práticos
3. Exemplo
Capítulo 4: Catarse: expressão elaborada da nova forma de entender a prática social 
1. Fundamentos teóricos
2. Procedimentos práticos
3. Exemplo
Parte III: Prática social: nível de desenvolvimento atual do educando
Capítulo 5: Prática social final do conteúdo: nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido 
1. Fundamentos teóricos
2. Procedimentos práticos
3. Exemplo
Conclusão: como iniciar?
Referências bibliográficas
Anexos


João Luiz Gasparin nasceu em Guaporé, RS. Licenciou-se em filosofia pela FIDENE, atual UNIJUÍ, RS, e em letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Na UnB fez curso de especialização em métodos e técnicas de ensino.
Realizou seu mestrado em educação na PUC do Rio Grande do Sul e o doutorado na PUC de São Paulo, onde defendeu a tese Comênio ou da arte de ensinar tudo a todas totalmente. desde 1974 é professor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM, PR, onde leciona didática nos cursos de graduação e metodologia do ensino superior nos cursos de pós-graduação. integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação - mestrado e doutorado - da mesma universidade. 


Editora Autores Associados

Autor: João Luiz Gasparin

ISBN: 978-85-7496-054-8

Edição: 5ª edição (2009)

Número de páginas: 208

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,250g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$49,00
2 x R$24,50
3 x R$16,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital