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Sociedade Civil e Educação

Sociedade Civil e Educação

Autores: Marcos Francisco Martins e Luís Antonio Groppo


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Nº da Edição: 1ª Edição (2010)

Nº de Páginas: 154

Isbn: 978-85-7496-252-8

Dimensões: 14x21 cm



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De “Amigos da Escola” ao trabalho voluntário, a sociedade tem cada vez mais participado ativamente de ações que, anteriormente, eram devidas ao Estado. Todavia, é importante entender o que está por trás desse fenômeno que cresce cada vez mais. Que postura a sociedade deve ter diante do Estado? De simples receptora, de questionadora, ou de participante? Para lançar luzes sobre essa questão, os autores oferecem ao leitor uma sólida base teórica, possibilitando a construção de uma visão crítica a respeito do tema. Discutem historicamente a formação do conceito de sociedade civil e propõem uma análise da realidade contemporânea à luz desse tema.


Introdução

Parte I: Precursores da atual concepção de sociedade civil 

1. Locke: "estado de natureza", sociedade civil e a educação do gentleman

2. Hegel e a sociedade civil como estágio intermediário entre a família e o Estado

3. Marx e a sociedade civil burguesa como fundamento do Estado moderno

Parte II: Os fundamentos teóricos que sustentam a emergência da sociedade civil como referência para a educação na contemporaneidade 

4. Tocqueville e o associativismo

5. Habermas: o esgotamento das energias utópicas e a nova esfera pública

6. Giddens e a "Terceira Via"

7. Gramsci e as apropriações indébitas de seu conceito de sociedade civil

Parte III: Críticas à sociedade civil e à educação 

8. Sociedade civil, Terceira Via e terceiro setor

9. Educação, sociedade civil e a reprodução do modo de vida

À guisa de conclusão

Referências bibliográficas 

Sobre os autores


Marcos Francisco Martins é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professor adjunto da UFSCar - campus Sorocaba. Graduado em filosofia pela PUC-Campinas, mestre e doutor em filosofia e história da educação pela FE-Unicamp, tem se dedicado a pesquisas sobre fundamentos da educação e sobre as intervenções educativas sociocomunitárias, sob a perspectiva teórico-metodológica gramsciana.

 

Luís Antonio Groppo é pesquisador do CNPq, professor do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL, professor da UNASP. Graduado em ciências sociais pela USP, mestre em sociologia e doutor em ciências sociais pela Unicamp. Tem se dedicado a estudos sobre sociologia e história das juventudes e movimentos estudantis, sociologia da educação, e outros.


Editora Autores Associados

Autores: Marcos Francisco Martins e Luís antonio Groppo

ISBN: 978-85-7496-252-8

Edição: 1ª edição (2010)

Número de páginas: 154

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,190g

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