80 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Próximo »  

Sedução e alienação no discurso construtivista

Sedução e alienação no discurso construtivista

Autor: João Henrique Rossler


R$69,00







Nº da Edição: 1ª Edição (2006)

Nº de Páginas: 306

Isbn: 978-85-7496-163-7

Dimensões: 14x21 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$69,00

Parcele em até 1x sem juros
1x de R$69,00


 

Esta obra consiste numa análise de textos de autores construtivistas, visando desvendar processos de sedução e, portanto, de alienação presentes na difusão do ideário construtivista na educação.
Esta análise revela a forma retórica e ideológica pela qual esse ideário constrói sua imagem no meu educacional e difunde determinadas categorias valorativas que o aproximam ao universo ideológico contemporâneo, tornando-o, assim, um discurso filosófico, psicológico e pedagógico fortemente sedutor.
Neste livro, o autor procura, ainda, analisar as razões da vulnerabilidade dos indivíduos a determinados processos de sedução e instigar o debate sobre o papel da reflexão teórica, crítica e consistente, no atual contexto sociocultural de propagação de modismos fetichistas. 


Introdução
Capítulo um: Introdução a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo
1. A formação do indivíduo nos âmbitos cotidianos e não-cotidianos da existência humana
Capítulo dois: A estrutura da vida cotidiana e o desenvolvimento do psiquismo cotidiano
1. A formação do psiquismo cotidiano
2. Os esquemas de pensamento, sentimento e ação que compõem o funcionamento do psiquismo cotidiano
Capítulo três: As múltiplas determinações do boom construtivista na educação: diferentes hipóteses acerca das possíveis causas da repercussão entusiasmada do construtivismo entre os educadores
Capítulo quatro: Os elementos da sedução presentes no ideário construtivista
Capítulo cinco: A construção retórica e valorativa da imagem do construtivismo em nossa educação 
Capítulo seis: A dimensão retórica e valorativa do núcleo teórico-conceitual do ideário construtivista
1. A concepção de criança/indivíduo
2. A infância
3. O indivíduo
4. A liberdade e a autonomia
5. O equilíbrio
6. A democracia
7. O respeito e a tolerância
8. O diálogo
9. O multiculturalismo
10. A globalização
11. O imediatismo, o pragmatismo e o utilitarismo
12. A valorização da espontaneidade
13. A propriedade do conhecimento
14. A inteligência
15. O pós-modernismo
16. O hedonismo: o prazer e o lúdico
17. O escolanovismo
18. A igualdade
19. O resgate da dimensão mística da existência humana
Capítulo sete: Sedução e alienação: razões da vulnerabilidade intelectual e afetiva dos educadores aos encantos sedutores do ideário construtivista
1. O duplo processo de esvaziamento do indivíduo na sociedade capitalista e suas implicações à adesão fácil às ilusões enganosas do mundo atual
2. A alienação da vida cotidiana, a individualidade centrada na particularidade e a sedução pelo construtivismo
Discussão final
Referências bibliográficas
Sobre o autor


João Henrique Rossler é graduado em psicologia pela UNESP, campus de Bauru. Doutor em educação, em 2003, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, da Unesp, campus de Araraquara.
Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFPR, na área de psicologia do trabalho, onde é também professor colaborador do projeto de extensão "transformando o trânsito" (PROERC 316/02), ligado ao Núcleo de Psicologia do Trânsito. 


Editora Autores Associados

Autor: João Henrique Rossler

ISBN: 978-85-7496-163-7

Edição: 1ª edição (2006)

Número de páginas: 306

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,370g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$69,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital