147 de 149 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Próximo »  

Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano : novas aproximações

Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano : novas aproximações

Autor: Dermeval Saviani


R$69,00







Nº da Edição: 1ª edição (2019)

Nº de Páginas: 368

Isbn: 978-85-7496-429-4

Dimensões: 16 x 23cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$69,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$69,00
2x de R$34,50
3x de R$23,00


 

Este livro dá continuidade ao Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, apresentando novas aproximações à sistematização da teoria resultantes de 20 conferências proferidas pelo autor entre 2005 e 2019. Integra, assim, o movimento de produção coletiva da PHC, teoria que se adensou fortemente na última década. Com efeito, ao Seminário “Pedagogia histórico-crítica, 30 anos”, realizado em dezembro de 2009, sucederam-se diversos eventos específicos e um conjunto amplo de trabalhos na forma de dissertações, teses, livros e artigos, além das várias iniciativas de implementação da PHC em diferentes municípios de nosso país. Toda essa mobilização conflui, agora, para o Seminário “Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia”, que se realizará na Universidade Federal da Bahia, de 10 a 12 de setembro deste ano de 2019, em uma conjuntura de dificuldades inauditas em que a educação, ao mesmo tempo em que vem sendo duramente atacada pelos novos agentes governamentais, põe-se como uma trincheira na luta em defesa da civilização contra a barbárie. Nesse contexto, as análises e reflexões apresentadas neste livro se propõem a auxiliar o trabalho pedagógico dos professores assegurando a todos os estudantes o conhecimento das condições objetivas como antídoto às ilusões ideológicas e às informações falsas difundidas pela mídia tradicional e pelas redes sociais.


SUMÁRIO

PREFÁCIO                                                                                                                              xiii        

CAPÍTULO 1

A PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E COMPROMISSO SOCIAL
OU O DILEMA PRODUTIVIDADE-QUALIDADE                                                                          1

1. O lugar da pesquisa na organização da pós-graduação                                                        2

2. A questão da produtividade                                                                                                  5

3. A questão da qualidade                                                                                                        9

4. O dilema produtividade-qualidade                                                                                       12

Conclusão                                                                                                                               14

Referências                                                                                                                             15

 

CAPÍTULO 2

TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO BRASIL                                         17

1. Pedagogias contra-hegemônicas na Primeira República                                                      18

2. As pedagogias contra-hegemônicas na Era Vargas                                                            19

3. Pedagogias contra-hegemônicas sob a hegemonia produtivista (1960-2008)                      22

Conclusão                                                                                                                               29

Referências                                                                                                                             31

 

CAPÍTULO 3

RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO DESDE A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA            33

Introdução                                                                                                                               33

1. A produção da essência humana e o conhecimento                                                           34

2. Rompimento da unidade primitiva: consequências para o conhecimento e para
a educação                                                                                                                             36

3. Em busca do restabelecimento dos vínculos entre conhecimento e vida e entre trabalho e educação             38

4. A pedagogia histórico-crítica e a relevância do conhecimento                                             40

Conclusão                                                                                                                               43

Referências                                                                                                                             44

 

CAPÍTULO 4

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA           45

1. Pedagogia: ciência da educação?                                                                                      46

2. Pedagogia e ciência no Brasil: da aspiração à ciência em direção à ciência sob suspeição 47

3. Educação e ciência na atualidade: a emergência da pedagogia histórico-crítica                 56

4. O desafio da pedagogia como ciência da educação                                                           58

5. O desafio do ensino das ciências nas escolas                                                                     60

Conclusão                                                                                                                               61

Referências                                                                                                                             64

 

CAPÍTULO 5

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR                                                67

1. A relação entre teoria e prática na educação                                                                      67

2. O dilema da pedagogia: teoria versus prática                                                                      70

3. Superação do dilema                                                                                                          72

Referências                                                                                                                             77

 

CAPÍTULO 6

SUPERVISÃO EDUCACIONAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL                                               79

1. Supervisão educacional: função, ideia e profissão                                                              80

2. O supervisor como profissional da educação: agente técnico ou agente político?               83

3. A situação atual: uma sociedade desumanizadora e excludente                                         86

Conclusão: uma nova supervisão para uma nova escola e uma nova sociedade humanizadoras
e includentes                                                                                                                           88

Referências                                                                                                                             91

 

CAPÍTULO 7

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E CORPOREIDADE: SUBSÍDIOS PARA UMA
ABORDAGEM PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA                          93

1. Concepção de mundo, de homem e de sociedade na perspectiva da pedagogia
histórico-crítica                                                                                                                         93

2. Concepção de educação na perspectiva histórico-crítica                                                     98

3. A proposta didático-metodológica da pedagogia histórico-crítica                                       102

Conclusão: implicações para a educação física                                                                     104

Referências                                                                                                                           108

 

CAPÍTULO 8

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL: UMA REFLEXÃO
CRÍTICA FRENTE ÀS PEDAGOGIAS CONTEMPORÂNEAS                                                  109

1. Caráter da sociedade atual                                                                                               110

2. As pedagogias contemporâneas                                                                                       112

3. Impacto das pedagogias contemporâneas no interior das escolas brasileiras                    113

4. As ideias pedagógicas dos professores entre 1970 e 1990                                               114

5. As ideias pedagógicas dos professores entre 1990 e os dias atuais                                 118

6. Superação do impacto negativo das pedagogias contemporâneas: a pedagogia
histórico-crítica                                                                                                                       120

Conclusão                                                                                                                             121

Referências                                                                                                                           123

 

CAPÍTULO 9

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO                                      125

1. Concepção de homem e de educação                                                                              125

2. A orientação teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica e a educação
do campo                                                                                                                              129

3. A prática social como ponto de partida da educação no campo                                        129

4. Os momentos intermediários da prática social na educação do campo: problematização, instrumentação e catarse        140

5. A prática social como ponto de chegada da educação no campo                                     141

Conclusão                                                                                                                             143

Referências                                                                                                                           145

 

CAPÍTULO 10

PÓS-GRADUAÇÃO, PEDAGOGIA E MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA
EDUCAÇÃO POPULAR                                                                                                         147

1. Significado de educação popular                                                                                      148

2. Significado de movimentos sociais                                                                                     154

3. Pedagogia e Pós-Graduação em Educação                                                                      160

Conclusão                                                                                                                             163

Referências                                                                                                                           165

 

CAPÍTULO 11

O CONCEITO DIALÉTICO DE MEDIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
EM INTERMEDIAÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL                                   167

1. Lógica dialética                                                                                                                 167

2. A categoria de “mediação” na pedagogia histórico-crítica                                                  176

3. Intermediação com a psicologia histórico-cultural                                                               182

Conclusão                                                                                                                             186

Referências                                                                                                                           187

 

CAPÍTULO 12

CONSCIÊNCIA SOCIAL E AÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA                                                189

1. As bases objetivas da formação da consciência: a estrutura social                                    190

2. A contradição entre relações de produção e forças produtivas no contexto atual              193

3. Consciência da contradição e solução dos problemas                                                       195

4. Consciência real, consciência possível e limite máximo de consciência possível                198

5. O terreno das ideologias e a luta de classes                                                                     199

6. Deslocamento da luta do terreno especificamente político para o ideológico                     202

Conclusão: indicações para a ação política e ideológica no contexto atual                           205

Referências                                                                                                                           208

 

CAPÍTULO 13

COMO AVANÇAR? DESAFIOS TEÓRICOS E POLÍTICOS DA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA HOJE                                                                                                  209

1. Educação e atualidade                                                                                                     210

2. A situação atual                                                                                                                214

3. Desafios teóricos e políticos                                                                                              218

Conclusão: estratégia para avançarmos na resposta aos desafios da hora presente            222

Referências                                                                                                                           225

 

CAPÍTULO 14

DA INSPIRAÇÃO À FORMULAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: OS TRÊS
MOMENTOS DA PHC QUE TODA TEORIA VERDADEIRAMENTE CRÍTICA DEVE CONTER 227

Introdução: inspiração para a proposta da pedagogia histórico-crítica                                   227

1. Primeiro momento: aproximação ao objeto “educação” em suas características
estruturais de modo a apreendê-lo em sua concreticidade                                                    230

2. Segundo momento: contextualização crítica das teorias hegemônicas                              235

3. Terceiro momento: elaboração e sistematização de uma teoria da educação efetivamente crítica    236

Conclusão: em que medida a pedagogia histórico-crítico cumpriu seu desiderato de se
constituir como uma teoria verdadeiramente crítica                                                                238

Referências                                                                                                                           243

 

CAPÍTULO 15

PRESSUPOSTOS GRAMSCIANOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA                         245

1. Afinidade de propósitos entre a perspectiva gramsciana e a perspectiva
pedagógica histórico-crítica                                                                                                   246

2. Lição de método, marca distintiva do posicionamento de Gramsci diante de Marx e do marxismo     252

3. Presença de Gramsci na construção teórica da pedagogia histórico-crítica                        257

Referências                                                                                                                           265

 

CAPÍTULO 16

A CONTRIBUIÇÃO DA REVOLUÇÃO RUSSA PARA A EDUCAÇÃO E
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA ATUALIDADE                                                       267

1. Significado de revolução, revolução burguesa e emergência da Revolução Russa            268

2. Contribuição da Revolução Russa para a educação                                                          272

3. Atualidade da pedagogia histórico-crítica diante dos desafios da hora presente               274

Referências                                                                                                                           276

 

CAPÍTULO 17

A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
EM TEMPOS DE SUICÍDIO DEMOCRÁTICO                                                                         277

1. Liberalismo clássico e educação pública                                                                            278

2. A escola pública universal, gratuita, obrigatória, laica e democrática                                  281

3. Liberalismo renovado e educação pública                                                                         282

4. Impacto positivo do liberalismo keynesiano na defesa da escola pública democrática       284

5. Neoliberalismo e educação pública                                                                                    285

6. Impactos negativos do neoliberalismo no ataque à escola pública democrática                 288

7. Socialismo e educação pública                                                                                          291

8. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da educação pública                                           293

Referências                                                                                                                           294

 

CAPÍTULO 18

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PÓS-LDB DIANTE
DA ATUAL CRISE BRASILEIRA                                                                                            297

1. A regulamentação do Título V, Capítulo III – Da Educação Profissional da LDB
efetuada pelo governo FHC                                                                   


SOBRE O AUTOR

Dermeval Saviani é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Lecionando ininterruptamente desde o segundo semestre de 1966, completou, em junho de 2019, cinquenta e três anos de magistério. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCar, PUC-SP e Unicamp, diretor associado da Faculdade de Educação da Unicamp, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio fundador da Anped, Cedes, Ande, Cedec e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e contemplado com o Prêmio Jabuti em três ocasiões (2008, 2014 e 2016), tendo recebido vários outros prêmios. Entre os mais recentes, destacam-se: em 2016, título de cidadão campineiro e prêmio Capes Anísio Teixeira; em 2017, os prêmios “Tributo Docente” e “Grande Educador Projeção 2017” e os títulos de doutor honoris causa da Universidade Tiradentes e da Universidade Federal da Paraíba; em 2019, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do Histedbr e professor titular colaborador pleno da Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

 


Editora Autores Associados

Autor: Dermeval Saviani

Capa: Érica Bombardi com Colaboração da Maria Aparecida Motta

ISBN: 978-85-7496-429-4

Edição: 1ª edição (2019)

Números de Páginas: 368

Formato: 16 x 23cm

Peso: 638

 

 

 

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$69,00
2 x R$34,50
3 x R$23,00
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital