61 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Norte-americanos no Brasil: uma história da Fundação Rockefeller na Universidade de São Paulo

Autora: Maria G. S. M. da Cunha Marinho

Nº da Edição: 1ª Edição (2001)

Isbn: 85-7496-037-3

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

Norte-americanos no Brasil é fruto de pesquisa minuciosa em arquivos nacionais e procura analisar a presença da Fundação Rockfeller no período de consolidação da Universidade de São Paulo (USP), entre 1934 e 1952. A análise concentra-se em duas vertentes: a primeira aponta para a existência de outro modelo acadêmico na USP que não exclusivamente o francês. A segunda identifica as figuras que localmente asseguraram a realização dos acordos com a fundação Rockfeller, em especial Ernesto Leme, Ernesto de Souza Campos e Zeferino Vaz, que tiveram expressiva atuação na implantação do sistema de ensino e pesquisa no país.

Prefácio
Introdução
Capítulo 1: Uma visão de conjunto da Fundação Rockefeller: aspectos gerais da constituição da Fundação Rockefeller e da filantropia científica
Capítulo 2: A Universidade de São Paulo: contrapontos e distinções
Capítulo 3: Ernesto de Souza Campos e Zeferino Vaz: articuladores e parceiros da filantropia científica em São Paulo
Capítulo 4: A Fundação Rockefeller, a Universidade de São Paulo e a comunidade científica: uma teia de relações estabelece localmente um novo padrão de pesquisa
Conclusão
Referências Bibliográficas
Sobre a Autora

Maria Gabriela S. M. C. Marinho é mineira de Belo horizonte e está em São Paulo desde 1982. Jornalista de formação, atuou na imprensa ao longo dos anos 80 em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Concluiu o mestrado e o doutorado na Unicamp e na USP e, desde o início dos anos 90, dedica-se a estudar a presença da fundação Rockfeller no Brasil. Professora da Universidade São Francisco, desde 1991, atualmente integra como docente e pesquisadora o programa de mestrado em educação daquela instituição, além de coordenar o centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da educação (CDAPH-USF).

Apoio: FAPESP

Autora: Maria Gabriela S. M. C. Marinho