135 de 149 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Autor: Leandro Galastri

De R$59,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª edição (2015)

Isbn: 978-85-7496-343-3

Dimensões: 16x23 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

De R$59,00

Por R$10,00

O livro de Leandro Galastri é referência obrigatória na compreensão de uma das mais citadas categorias de Antonio Gramsci: o bloco histórico. Diferentemente de outras abordagens sobre o tema, o livro demonstra uma profunda pesquisa não somente nos cadernos carcerários de Gramsci como também em fontes fundamentais das quais o revolucionário sardo se valeu, como os escritos de Georges Sorel. Algumas dessas fontes, disponíveis apenas na França, enriquecem e aprofundam a compreensão das interlocuções e debates desenvolvidos por Gramsci, que fazia questão de direcionar seus esforços contra seus mais importantes adversários teóricos. Nesse sentido, o livro de Leandro Galastri é fundamental para aprofundar esse aspecto da obra carcerária de Gramsci e seu embate de ideias com o revisionismo do marxismo de sua época, fortemente entrelaçado com as formulações sorelianas.

Prof. Dr. Rodrigo Passos
Unesp/Marília

Prefácio
Marcos Del Roio

Introdução

Capítulo 1: O revisionismo na Alemanha

1. A parte que coube a Kautsky

2. Bernstein: o arauto da revisão

3. Rosa e Lênin contra Bernstein

Capítulo 2: O revisionismo “latino”: contexto histórico e principais representantes

1. Desenvolvimento e agonia do sindicalismo revolucionário

2. O Biennio Rosso e a “origem” de Gramsci

3. Os pensadores do revisionismo “latino”

Capítulo 3: O “Bernstein” francês: Georges Sorel

1. A luta de classes como luta “jurídica”

2. Devir histórico: reforma moral, determinismo e dialética

3. Antideterminismo em Sorel

4. Finalmente, o sindicalismo revolucionário

5. Sorel e o “neomarxismo”

6. O marxismo como mito

Capítulo 4: Revisionismo e marxismo italianos: Sorel diante de Labriola e Gramsci

1. Antonio Labriola

2. O diálogo entre Sorel e Labriola

3. Um Gramsci soreliano?

4. Sorel nos Quaderni

Considerações finais

Referências bibliográficas

Sobre o autor

Leandro Galastri é doutor e mestre em ciência política pela Unicamp, onde também se graduou em ciências sociais. Realizou estágio de doutorado no Departamento de Filosofia da Université Paris 8 (julho/2008-junho/2009) sob a supervisão do professor doutor Daniel Bensaïd. É membro do conselho editorial das revistas Crítica Marxista, História e Luta de Classes e Outubro, e do blogue marxismo21. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp/Marília.

Autor: Leandro Galastri

ISBN: 978-85-7496-343-3