50 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Formatos avaliativos e concepção de docência

Organizadora: Maria Isabel da Cunha

Nº da Edição: 1ª edição (2005)

Isbn: 85-7496-140-X

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

O desencadear de distintas formas de avaliação institucional representa movimentos conformadores da profissionalidade docente. A ideia do professor desejado está sempre configurada com base em um projeto de sociedade e de educação. A comunidade docente, submetida aos processos de avaliação oficiais, redimensiona, por força das circunstâncias, o sentido da sua profissionalidade. Perguntamos, então: O que é ser professor de sucesso para esse parâmetro avaliativo? Que conhecimentos, habilidades, valores, compromissos se requer desse professor? Qual a sua principal tarefa para ser bem avaliado? Essas questões têm acompanhado a ação docente ao longo do tempo e provocado estudos e pesquisas. Toda a proposta de formação pressupõe um valor, uma concepção de educação e de sociedade. Tanto as políticas educacionais propositivas como as avaliativas presumem um projeto conceitual. Este livro, destinado a pesquisadores, professores e estudantes, procura questionar o impacto dos formatos da avaliação externa na configuração da docência e chama a atenção para a importância dessa dimensão na formação de professores.

Apresentação

Estudo um: As políticas públicas de avaliação e docência: impactos e repercussões

Estudo dois: Impactos das políticas de avaliação externa na configuração da docência

Estudo três: Políticas públicas e docência na universidade: novas configurações e possíveis alternativas

Estudo quatro: Avaliação e poder na docência universitária: campos legitimados e saberes silenciados

Estudo cinco: O curso de pedagogia no inter(dito) dos modelos avaliativos

Estudo seis: Formatos avaliativos: trajetória histórica, contradições e impactos em estudantes universitários

Estudo sete: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): pressupostos conceituais e repercussões na prática pedagógica

Estudo oito: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES): a auto-avaliação como condição emancipatória

Referências bibliográficas

Sobre os autores

Maria Isabel da Cunha é doutora em educação, professora no Programa de Pós-graduação da Unisinos, pesquisadora na área de formação de professores e educação superior.

Organizadora: Maria Isabel da Cunha

ISBN: 85-7496-140-X