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Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal

Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal

Autores: Alexandre Ventura; Carlos Dias; Luís Pardal


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Nº da Edição: 1ª Edição (2004)

Nº de Páginas: 382

Isbn: 85-7496-097-7

Dimensões: 14x21 cm



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Raras são as pesquisas que resultam em leitura agradável e enriquecedora ao mesmo tempo. Este é o caso deste livro, fundamental para entendermos a complexidade de que se reveste a implementação de diretrizes para as reformas do ensino médio.  
Realizado como estudo compartilhado no Brasil e em Portugal, a obra traz para o debate contribuição relevante ao analisar os percursos históricos do ensino técnico profissional e do ensino médio/secundário.
Respeitadas as especificidades das políticas implementadas por países diferentes, o livro descreve e interpreta os projetos legais e normativos referentes a esse nível de ensino, iluminando o conhecimento necessário sobre a lógica interna e a racionalidade de ambos os sistemas de ensino. 

 

Angela Maria Martins
(Trecho da apresentação)


Índice de quadros e gráficos
Introdução
Primeira parte: ensino médio e ensino técnico no Brasil
Capítulo um: Ensino médio
Capítulo dois: a preparação para o trabalho no ensino médio regular
Capítulo três: A educação profissional e técnica: um pouco de sua história e seu panorama atual
Capítulo quatro: Organização da educação profissional de nível técnico
Segunda parte: ensino médio e ensino técnico em Portugal
Capítulo um: Origens e contextos do ensino técnico e profissional
Capítulo dois: Educação e cidadania: a república e a primeira expansão do ensino técnico e profissional
Capítulo três: O "Estado Novo", a educação e o ensino técnico e profissional
Capítulo quatro: A democracia de abril e os caminhos incertos do ensino técnico e profissional
Capítulo cinco: A lei de bases do sistema educativo e a consolidação do ensino técnico e profissional
Bibliografia
Sobre os autores 


Alexandre Ventura é professor da Universidade de Aveiro desde 2000. Ali apresentou, em 1998, sua dissertação de mestrado subordinada ao estudo das escolas profissionais. Entre 1992 e 1995 foi diretor pedagógico e professor de uma escola profissional, em Portugal.

 

Carlos dias, licenciado em história e mestre em análise social e administração da educação, é professor do ensino secundário desde 1976. Faz parte do quadro docente da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro.

 

Luís Pardal é professor da Universidade de Aveiro desde 1979. Ali se doutorou em sociologia da educação em 1991. Entre 1996 e 1999 exerceu, pelo Ministério da Educação, funções de coordenação de ensino técnico em Portugal.


Editora Autores Associados

Autores: Alexandre Ventura; Carlos Dias; Luís Pardal

ISBN: 85-7496-097-7

Edição: 1ª edição (2004)

Número de páginas: 382

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,450g

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