40 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Educação moderna: contradições entre o Projeto Civilizatório Burguês e as Lições do Capital

Autora: Ana Maria Moura Lins

De R$43,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª edição (2003)

Isbn: 85-7496-063-2

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

De R$43,00

Por R$10,00

O livro pretende contribuir para uma "teoria crítica da educação", na medida em que, partindo dos pressupostos apontados pela crítica da economia política, analisa uma série de documentos concernentes ao discurso burguês - economia clássica. Tratando-se dos aspectos da relação entre capital e trabalho, procura-se apontar as contradições de tal discurso, no período que se estende do século XVI ao XVII, quando, ao se defender o desenvolvimento pleno das manufaturas, condena-se a escolarização para os menos favorecidos, sob a alegação de que "o tempo que o pobre passa na escola é tempo roubado à produção".
Para tornar evidente a relação hegemônica do capital, mesmo no seu aspecto superestrutural, cabe observar no projeto pedagógico inaciano para os índios que a proposta civilizatória encobre, de forma sutil, a escravização destes.

Apresentação
Dermeval Saviani
Introdução
Capítulo 1: A Economia Política e a Educação
Capítulo 2: O Verso e o Reverso da Educação Brasileira no Período Colonial: O Cabedal, a Companhia de Jesus e o Gabinete Pombalino
Capítulo 3: Os Desafios da História: A Luta entre a Divisão do Trabalho e a Defesa da Educação para o Trabalhador Livre
Conclusão
Referências Bibliográficas
Sobre a Autora

Ana Maria Moura Lins, nascida em 1953, graduou-se em pedagogia em 1976 pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em pesquisa educacional, em 1985, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); concluiu, em 1992, seu doutorado na Unicamp, sob orientação do professor Dermeval Saviani. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFAL, coordena em Alagoas, desde 1992, o grupo de trabalho do grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), sendo um de seus membros fundadores, em âmbito nacional.

Autora: Ana Maria Moura Lins

ISBN: 85-7496-063-2