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Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa

Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa

Autores: Anselmo Alencar Colares; Maria Lília Imbiriba Sousa Colares


R$43,00







Nº da Edição: 1ª edição (2003)

Nº de Páginas: 148

Isbn: 85-7496-062-4

Dimensões: 14x21 cm



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Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa é um livro que aponta a dialética existente entre o Regime Militar, a transição democrática e as políticas públicas sobre a educação no Brasil. As discussões sobre a concepção de educação, as reformas do ensino e a gestão educacional norteiam todo o trabalho. Com o suporte da pesquisa de campo, os autores constroem uma tipologia dos modelos de gestão escolar e apontam suas influencias teóricas. A problematização desses modelos e seus limites servem de referência para um olhar além: a construção da gestão democrática e participativa.
Trata-se de um trabalho provocante, fundamental para a leitura de todo pesquisador da área de ciências humanas, dado o universo de fatores que são estudados, que constituem um referencial para a superação das falsas premissas sobre o governo militar e as políticas educacionais que o sucederam. 


Apresentação 
Nota Introdutória
Parte I: O Autoritarismo Repressivo na Educação Brasileira pós-1964 
1. Considerações preliminares 
2. O Estado de segurança nacional 
3. A educação brasileira na conjuntura pós-1964 
4. Utilizando o potencial ideológico da educação 
5. As reformas do ensino 
6. O ensino “profissionalizante” 
7. Novos rumos na alfabetização: do MEB ao Mobral 
8. Sociedade e educação em um município que foi área de segurança nacional 
9. Um balanço do período pós-1964 
Parte II: Concepções de Gestão Educacional: Rumo à Democracia Participativa
1. Considerações preliminares 
2. Delimitação do problema e construção da pesquisa 
3. Concepções de gestão educacional: sistematização adotada 
4. Trajetos da gestão escolar, do autoritarismo ao processo de construção da democracia participativa 
5. A formação dos diretores entrevistados 
6. O ambiente em que atuam os diretores entrevistados 
7. Legislação municipal a que estavam submetidos os diretores entrevistados 
8. Concepções de gestão educacional dos diretores 
9. Cinco pontos para reflexão 
Considerações finais 
Referências Bibliográficas 
Sobre os autores


Anselmo Alencar Colares é professor de história da educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, na área temática "História, Filosofia e Educação".

 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares é mestre em educação. Doutoranda na Faculdade de educação da Unicamp, na área temática "Políticas de Educação e sistemas Educativos". Ex-diretora de escola de ensino fundamental da rede municipal de Campinas-SP.


Editora Autores Associados

Coedição: ANPAE

Autores: Anselmo alencar Colares; Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

ISBN: 85-7496-062-4

Edição: 1ª edição (2003)

Número de páginas: 148

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,200g

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