42 de 150 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Próximo »  

A produção da escola pública contemporânea

A produção da escola pública contemporânea

Autor: Gilberto Luiz Alves


R$65,00







Nº da Edição: 4ª edição (2006)

Nº de Páginas: 276

Isbn: 85-7496-034-9

Dimensões: 14x21 cm



Disponibilidade: Esgotado


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$65,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$65,00
2x de R$32,50
3x de R$21,67


 

Este livro discute momentos importantes do processo de produção material da escola pública contemporânea. Examina o seu surgimento no interior da Reforma protestante; o incremento que recebeu por força das influências da economia política, do enciclopedismo e da Revolução Francesa. Revela, também, aspectos importantes das trajetórias de desenvolvimento dessa instituição social na Alemanha, na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos da América. Por fim, procura detectar o seu movimento no interior da sociedade capitalista, em nosso tempo, destacando as funções que vêm sendo incorporadas ao seu dia-a-dia. Tanto pela necessidade de revolucionar a superada organização do trabalho didático, quanto pela agregação dessas novas funções sociais ao seu fazer, pode-se dizer que está emergindo uma nova instituição educacional, de tempo integral, que precisará para exercer o trabalho educativo segundo uma concepção mais ampliada e plena.


Apresentação
Introdução
Capítulo I: A gênese da escola pública e os limites da universalização do ensino até o século XIX
1. A Instrução Pública na Revolução Francesa
2. A Instrução Pública na Economia Clássica
3. A Instrução Pública na Reforma Protestante
4. A Expansão Escolar no Século XIX
Capítulo II:  A escola pública desde meados do século XIX até o século XX
1. A Produção da Clientela Escolar
2. Da Escola Dualista à Escola Única
3. A Escola que se Universalizou
4. Os Câmbios Sociais e as Funções da Escola Pública
5. A Crise Econômica e a Expansão Escolar
Conclusão
Rumo a uma Nova Didática e a uma Nova Instituição Educacional... apesar das Resistências
Fontes


Gilberto Luiz Alves é professor de filosofia e história da educação, tendo realizado seu curso de doutorado e estudos de pós-doutorado na Unicamp. Aposentou-se na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e, presentemente, é professor do curso de mestrado em educação da Universidade do Contestado, campus de Caçador, Santa Catarina. É autor dos livros Educação e história  em Mato Grosso: 1719-1864, publicado pela Editora UFMS, e O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836, co-editado pela Editora UFMS e pela Editora Autores Associados. Sua produção acadêmica integra, ainda, artigos em revistas científicas e capítulos de livros.
Vem realizando, também, atividades de consultoria educacional em entidades públicas e privadas. 


Editora Autores Associados

Autor: Gilberto Luiz Alves

ISBN: 85-7496-034-9

Edição: 4ª edição (2006)

Número de páginas: 288

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,310g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$65,00
2 x R$32,50
3 x R$21,67
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital